A respeito do jogo como estratégia metodológica para o ensino e aprendizagem de Matemática, Grando (1995) defende que
I. O jogo representa uma atividade tão somente lúdica, que envolve o desejo e o interesse do jogador pela própria ação do jogo, desestimando o objeto de ensino por trás dele;
II. O jogo envolve a competição e o desafio que motivam o jogador a conhecer seus limites e suas possibilidades de superação de tais limites, na busca pela vitória, adquirindo confiança e coragem para se arriscar;
III. O jogo cria espaços para a imaginação, possibilitando ao jogador um nível de abstração útil ao desenvolvimento cognitivo;
IV. O jogo contribui com o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, analisar, levantar hipóteses, testá-las e avaliá-las, além do possível desenvolvimento da autonomia e socialização do aluno.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
I, II e IV.
c)
I, III e IV.
d)
II, III e IV.
e)
I, II, III e IV.
5)
De acordo com Quintas (2009), a utilização de jogos de caráter essencialmente pedagógico permite desenvolver mais que conhecimentos cognitivos, possibilitando um desenvolvimento integral dos alunos.
Faça a relação correta entre cada tipo de desenvolvimento com sua respectiva descrição:
(1) Comunicação.
(2) Socialização.
(3) Ética.
( ) Os jogos podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de respeito recíproco e moral.
( ) Em qualquer jogo de grupo a conversação é estimulada, quer no papel de emissor, quer no de receptor.
( ) O jogo desenvolve o relacionamento entre pares.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a relação correta:
Alternativas:
a)
1, 3, 2.
b)
2, 1, 3.
c)
2, 3, 1.
d)
3, 2, 1.
e)
3, 1, 2.
Soluções para a tarefa
4)
A respeito do jogo como estratégia metodológica para o ensino e aprendizagem de Matemática, Grando (1995) defende que
I. O jogo representa uma atividade tão somente lúdica, que envolve o desejo e o interesse do jogador pela própria ação do jogo, desestimando o objeto de ensino por trás dele;
II. O jogo envolve a competição e o desafio que motivam o jogador a conhecer seus limites e suas possibilidades de superação de tais limites, na busca pela vitória, adquirindo confiança e coragem para se arriscar;
III. O jogo cria espaços para a imaginação, possibilitando ao jogador um nível de abstração útil ao desenvolvimento cognitivo;
IV. O jogo contribui com o desenvolvimento da capacidade de pensar, refletir, analisar, levantar hipóteses, testá-las e avaliá-las, além do possível desenvolvimento da autonomia e socialização do aluno.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
I, II e IV.
c)
I, III e IV.
d) II, III e IV. Alternativa assinalada Corrigida pelo AVA
e)
I, II, III e IV.
5)
De acordo com Quintas (2009), a utilização de jogos de caráter essencialmente pedagógico permite desenvolver mais que conhecimentos cognitivos, possibilitando um desenvolvimento integral dos alunos.
Faça a relação correta entre cada tipo de desenvolvimento com sua respectiva descrição:
(1) Comunicação.
(2) Socialização.
(3) Ética.
( ) Os jogos podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de respeito recíproco e moral.
( ) Em qualquer jogo de grupo a conversação é estimulada, quer no papel de emissor, quer no de receptor.
( ) O jogo desenvolve o relacionamento entre pares.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a relação correta:
Alternativas:
a)
1, 3, 2.
b)
2, 1, 3.
c)
2, 3, 1.
d)
3, 2, 1.
e) 3, 1, 2. Alternativa assinalada Corrigida pelo AVA
Resposta:
Explicação passo a passo: letra a