A respeito do desenvolvimento da profissão no Brasil com o passar dos anos, sabemos que o Serviço Social passou por grandes mudanças após a Constituição Federal de 1988, caminhando para novos acontecimentos que marcaram a história da profissão através da participação em movimentos sociais e lutas. CUNHA. Maria Cristina Araújo de Brito; HERNANDEZ. Fernanda Carvalho Basílio. Serviço Social e Formação Profissional. Reimpressão - 2016. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. (Adaptado). Analisando o enunciado acima, responda qual foi o principal objetivo destes profissionais ao engajarem-se nestas lutas? Alternativas Alternativa 1: A organização e emancipação das organizações do Terceiro Setor. Alternativa 2: A democratização dos Conselhos Regionais de Serviço Social. Alternativa 3: O enfoque na qualidade total, especialmente no que se refere às políticas econômicas. Alternativa 4: A democratização do Estado, bem como de suas políticas. Alternativa 5: A garantia da regressão no âmbito estatal.
Soluções para a tarefa
A alternativa 2 está correta.
A emersão do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.
Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito, as pesquisas acabam se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.
A retórica humanizadora também segue os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu, devido o crescimento do espaço urbano e consequentemente o aumento das desigualdades.
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
Páginas 114 e 115 do livro:
Página 114: "Os direitos sociais consagrados na Constituição Federal (CF) de 1988 são fruto de uma intensa mobilização social, lutas sociais que marcaram a busca pela democratização do Estado brasileiro. Porém, o que se pode constatar é um processo de precarização desses direitos antes conquistados, por meio de uma reforma conservadora do Estado e da economia, o que gera um sucateamento dos serviços públicos".
Página 115: "No período que precede a promulgação da CF de 1988, os profissionais do Serviço Social apresentaram notória presença no que tange a participação nas lutas e movimentos sociais para a democratização do Estado e de suas políticas".