A respeito da teoria empirista é incorreto afirmar que:
a) Teve como principais representantes dois filósofos britânicos: John Locke e David Hume, que viveram respectivamente nos séculos XVII e XVIII.
b) John Locke procurou distinguir ideias simples de ideias complexas. As primeiras seriam formadas através dos sentidos e as últimas pela razão.
c) David Hume sustentou que os hábitos eram formados pela observação de uma experiência que havia se repetido muitas vezes e levavam as pessoas a acreditar que a mesma voltaria a se repetir no futuro.
d) Tanto John Locke como David Hume acreditavam que as ideias que formavam o conhecimento humano derivavam primitivamente de impressões que os seres humanos obtinham das coisas através dos sentidos.
e) John Locke acreditava que haviam certos conhecimentos ou princípios que o homem possuía em sua mente e que não derivavam de nenhuma experiência ou percepção, chamou-os de ideias da razão.
“No centro da discussão entre racionalistas e empiristas estava a discordância a respeito da existência ou não de conhecimentos ou princípios que antecediam a experiência, isto é, do contato do ser humano com as coisas do mundo através dos sentidos”.
O ponto citado no trecho acima e que dividiu racionalistas e empiristas refere-se à discussão sobre a existência ou não das ideias:
a) Simples
b) Complexas
c) Abstratas
d) Inatas
e) Natas
A respeito da concepção kantiana do conhecimento é correto afirmar que:
a) O conhecimento depende exclusivamente da capacidade do sujeito perceber a realidade ao seu redor por meio dos sentidos.
b) O conhecimento a priori é obtido através dos sentidos, enquanto o conhecimento a posteriori é obtido diretamente através do raciocínio.
c) Fenômeno é o que se refere ao domínio do conhecimento que se encontra ao alcance do ser humano, que envolveria os sentidos e os conceitos de tempo, espaço e causalidade.
d) O criticismo defendia que o conhecimento humano dependia exclusivamente dos conceitos que o homem já trazia na sua mente ou razão.
e) Voltou-se contra o empirismo e o racionalismo considerando-os teorias sem nenhum sentido, pois não reconheciam o papel da mente humana na construção do seu conhecimento sobre o mundo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Só sei que a segunda é ideias Inadas.
Perguntas interessantes