A respeito da Teoria do Direito Divino dos Reis em Bossuet, leia o texto abaixo:
TEXTO I
Portanto, a autoridade real (o uno) instala-se no sagrado, dotada igualmente das características da paternidade: não se constata que os homens já estão acostumados a obedecer e a não ter senão um chefe (o pai, o dono da casa etc.)? As consequências práticas do exposto são múltiplas: não há outro meio legítimo para agir contra um tirano senão a prece; aos fiéis, oprimidos pela potência pública, não resta senão sofrer, segundo o exemplo do Filho de Deus, sem resistência e sem queixas; a política vinda do Céu autoriza proclamar que os últimos na sociedade atual serao os primeiros no Céu. Entretanto, […], a autoridade real contribui para bem quando não negligencia a razão, termo que convém identificar aqui como “ser razoáel”. (RUBY, Christian. Introdução à filosofia política. São Paulo: UNESP, 1998, p. 56.)
A partir da leitura do trecho acima pode-se afirmar que:
Escolha uma:
A- A Teoria do Direito Divino dos Reis, em seus princípios, nega toda a concepção de mundo medieval ao considerar que, neste mundo, cabe aos homens o sofrimento em busca da redenção.
B- Pelo trecho acima nota-se que a Teoria do Direito Divino dos Reis defendia a tirania, ou seja, o exercício do poder em nome de interesses próprios, exclusivos.
C- A Teoria do Direito Divino dos Reis concentra a autoridade no poder do soberano, considerando os súditos como incapazes de agir com autonomia.
D- Na Teoria do Direito Divino dos Reis, o governante assume o papel da entidade divina, ou seja, ele será o Deus na terra.
***********************************************************************************
2- A respeito do socialismo cristão é correto afirmar que:
Escolha uma:
A- Foi ideologia surgida dentro da Igreja, no século XIX, em razão do crescimento das desigualdades e conflitos sociais provocados pelo avanço da forma de produção capitalista.
B- Foi ideologia surgida no século XIX, entre grupos de trabalhadores cristãos, protestantes e católicos, contrária ao capitalismo e, portanto, favorável à coletivização das formas de produção.
C- Foi ideologia surgida nos movimentos de trabalhadores do século XIX, com o apoio do Igreja e contrária a toda forma de autoridade e propriedade.
D- Foi ideologia surgida dentro da Igreja para aproximar esta instituição dos movimentos socialistas revolucionários.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
1 -C- A Teoria do Direito Divino dos Reis concentra a autoridade no poder do soberano, considerando os súditos como incapazes de agir com autonomia.
2 - A- Foi ideologia surgida dentro da Igreja, no século XIX, em razão do crescimento das desigualdades e conflitos sociais provocados pelo avanço da forma de produção capitalista.
2 - A- Foi ideologia surgida dentro da Igreja, no século XIX, em razão do crescimento das desigualdades e conflitos sociais provocados pelo avanço da forma de produção capitalista.
irlandaleopard:
kkkkkkkkkkkkkkkk..... bem afinal de conta a resposta é '' 1-C '' OU a ''2- A'';..????
Respondido por
1
A questão n.1- penso ser a letra D- o rei era considerado divino, sua vontade era incontestável, os súditos ajoelhavam-se diante dele, e seu castelo ficava no alto,como que perto do céu, onde se via tudo.
Perguntas interessantes
Biologia,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás