A respeito da prática do coronelismo, é necessário compreendê-la não só em seu impacto político, mas em seu contexto e consequências sociais, como demonstra a análise a seguir: Qualquer que seja, entretanto, o chefe municipal, o elemento primário desse tipo de liderança é o “coronel” que comanda (...) um lote considerável de votos de cabresto. A força eleitoral empresta-lhe prestígio político, natural coroamento de sua situação econômica e social de dono de terras. Dentro da própria esfera de influência, o “coronel” como que resume em sua pessoa (...) importantes instituições sociais (...) se enfeixam em suas mãos, com ou sem caráter oficial, extensas funções políticas, de que frequentemente se desincumbe, com a sua pura ascendência social, mas que eventualmente pode tornar efetivas com o auxílio de empregados, agregados ou capangas. (LEAL. Vitor Nunes. Coronelismo, enxada e voto, 1997) a) Como o autor descreve a prática do coronelismo? b) Explique: como o coronel “resume em sua pessoa importantes instituições sociais”? De exemplos. c) Qual a relação entre a situação econômica e social e o privilégio político do coronel?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A) O autor descreve a prática do coronelismo como "Voto de Cabresto".Que é onde o "Curral Eleitoral" da poder para elegerem um coronel.
B) Como ele era uma pessoa muito importante, que comandava, possuía várias terras resultando em vários empregados ele carregava uma influencia muito grande. Por esse motivo as pessoas eram obrigadas a votarem no seu candidato ou nele próprio.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás