A respeito da motivação para a expansão portuguesa escreve Boris Fausto:
Quais os bens mais buscados no curso da expansão portuguesa?
A dupla formada pelo ouro e pelas especiarias. É fácil perceber o interesse pelo ouro. Ele era utilizado como moeda confiável e empregado pelos aristocratas asiáticos na decoração de templos e palácios e na confecção de roupas. Mas por que as especiarias? Primeiro é preciso esclarecer o sentido da palavra. Ela provém do latim especia, termo usado pelos médicos para designar “ substância ”. O termo ganhou depois o sentido de substância muito ativa, muito cara, utilizada para vários fins, como condimento – isto é, tempero de comida -, remédio ou perfumaria . Especiaria se associa também à ideia de produto raro, utilizado em pequenas quantidades. Houve produtos, como o açúcar, que foram especiarias mas, com a introdução de seu consumo em massa, deixaram ser. São condimentos, entre outros, a noz-moscada, o gengibre, a canela, o cravo e, naqueles tempos, sobretudo a pimenta, a ponto de se usar a expressão “caro como pimenta”. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da USP, 1994, p. 26.)
Considerando-se o que afirma o autor pode-se dizer que:
Escolha uma:
O descobrimento e colonização do Brasil deveram-se à pressão dos mercados asiáticos .
O descobrimento e posterior colonização do Brasil foram ditados por motivos econômicos determinados pelo “mercado” da época.
O descobrimento e colonização do Brasil só ocorreram em função da descoberta de ouro na América.
O descobrimento e colonização do Brasil deveram-se à existência de cana-de-açúcar, ouro e demais especiarias no território.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
O descobrimento e colonização do Brasil deveram-se à existência de cana-de-açúcar, ouro e demais especiarias no território. acho ser essa,
Perguntas interessantes
Filosofia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás