A respeito da história política do período clássico grego, analise as afirmativas a seguir e depois assinale a alternativa correta: I) Segundo Platão, para a cidade ser bem governada é preciso que “os filósofos se tornem reis, ou que os reis se tornem filósofos". II) Em troca de pagamento, os sofistas ofereciam seus serviços como educadores nas artes da persuasão e da retórica, as quais eram valorizadas como instrumentos de atuação política nas assembleias. III) A filosofia, as artes e as ciências floresceram nas cidades-estado gregas de modo homogêneo, independentemente de seus respectivos sistemas políticos. IV) No período da democracia ateniense, os direitos de isonomia (igualdade perante as leis) e isegoria (igualdade de direito à palavra na assembleia) eram estendidos a todos os habitantes de Atenas. V) Platão critica a democracia, pois, nesta forma de governo, o desejo insaciável de liberdade dos cidadãos leva à revolta contra o governo, dando início à tirania. ESTÁ CORRETO O QUE SE AFIRMA EM: *
II, III e IV apenas.
I, II e III apenas.
III, IV e V apenas.
I, II e V apenas.
Soluções para a tarefa
A história política do período clássico grego, está CORRETO o que se afirma em:
I, II e V apenas.
I) CORRETO - Segundo Platão, para a cidade ser bem governada é preciso que “os filósofos se tornem reis, ou que os reis se tornem filósofos".
II) CORRETO - Em troca de pagamento, os sofistas ofereciam seus serviços como educadores nas artes da persuasão e da retórica, as quais eram valorizadas como instrumentos de atuação política nas assembleias.
III) INCORRETO - A filosofia, as artes e as ciências floresceram nas cidades-estados gregas de modo homogêneo, independentemente de seus respectivos sistemas políticos.
Podemos considerar que a filosofia, as artes e posteriormente as ciências floresceram na pólis, porém não de maneira homogênea.
IV) INCORRETO - No período da democracia ateniense, os direitos de isonomia (igualdade perante as leis) e isegoria (igualdade de direito à palavra na assembleia) eram estendidos a todos os habitantes de Atenas.
Somente os cidadãos tinham participação na democracia ateniense. Era considerado cidadão em Atenas apenas os homens nascidos livres, de pais também atenienses e maiores de 21 anos. Mulheres, estrangeiros e escravos estavam excluídos.
V) CORRETO - Platão critica a democracia, pois, nesta forma de governo, o desejo insaciável de liberdade dos cidadãos leva à revolta contra o governo, dando início à tirania.
Bons estudos!