A respeito da formação das Monarquias Nacionais europeias na passagem da Idade Média para a Época Moderna, é correto afirmar que:
a) o poder político dos monarcas firmou-se graças ao apoio da nobreza, ameaçada pela força crescente da burguesia.
b) a expansão muçulmana e o domínio do mar Mediterrâneo pelos árabes favoreceram a centralização.
c) uma das limitações mais sérias dos soberanos era a proibição de organizarem exércitos profissionais.
d) o poder real firmou-se contra a influência do papa e o ideal de unidade cristã, dominante no período medieval.
e) a ação efetiva dos monarcas dependia da concordância dos principais suseranos do reino.
Soluções para a tarefa
Sobre a formação das Monarquias Nacionais Europeias está correta a letra d.
A centralização das monarquias nacionais pode ser definida como o processo de centralização política nas mãos do rei. O rei era uma figura incontestável, soberana e o único responsável por tomar todas as decisões do reino.
Durante a Idade Média, o poder político estava descentralizado, através de de diversos senhores feudais. Mas durante a partir do século XIII, o processo de centralização começa a acontecer, por causa de fatores relacionados à Crise do Feudalismo, agravada durante o século XIV por problemas como a fome, peste negra e revoltas servis.
Com o renascimento comercial e urbano e a ascensão da burguesia enquanto classe social que se desenvolvia através da circulação de mercadorias, o modo de sistema feudal não contribuía para as novas necessidades da sociedade.
Com o fim do modo de produção feudal, as classes sociais dominantes durante a Idade Média como o clero e a nobreza, passam a ter poderes limitados em virtude da ascensão do rei.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/38462063