A Resolução CFC n.º 1486/2015, alterada pela Resolução CFC n.º 1.560/2019, regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade. Reflita sobre as asserções abaixo.
Fonte: GONÇALVES, Geovani Rocha da: FRANCO, Claudinéia Kudlawicz; PIOVEZAN, Maristela Baggio . Legislação da Profissão Contábil.
Exame de Suficiência Contábil, também conhecido como Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ou Exame do Conselho Regional de Contabilidade é uma prova escrita para avaliar os conhecimentos do estudante de contabilidade, o qual determina se ele está apto ou não para exercer a profissão com o mínimo necessário de conhecimento.
Porque
O Exame busca suprir algumas deficiências percebidas no ensino contábil e melhor atender as necessidades de qualidade no serviço contábil prestado, assegurando assim uma maior qualificação profissional, pois possibilita comprovar se os alunos, ao concluírem a graduação, possuem os conhecimentos médios necessários ao exercício da profissão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições falsas.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas, a II não é uma justificativa da I.
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D - A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
E - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE CONTADOR - De acordo com Souza, Barreto e Gomes Filho (2019, p. 284, apud CARNEIRO, 2010) o Exame de Suficiência Contábil, também conhecido como Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ou Exame do Conselho Regional de Contabilidade é uma prova escrita para avaliar os conhecimentos do estudante de contabilidade, o qual determina se o mesmo está apto ou não para exercer a profissão com o mínimo necessário de conhecimento. O Exame busca suprir algumas deficiências percebidas no ensino contábil e melhor atender as necessidades de qualidade no serviço contábil prestado, assegurando assim uma maior qualificação profissional, pois possibilita comprovar se os alunos, ao concluírem a graduação, possuem os conhecimentos médios necessários ao exercício da profissão.