A República oligárquica chegou ao fim com o movimento armado organizado por Getúlio Vargas e seus aliados. Responda no caderno, assinalando V para as opções verdadeiras e F para as falsas, levando em considera•‹o as seguintes afirmativas sobre esse movimento:
a) As eleições de 1930 abalaram o acordo entre as oligarquias, já que o grupo de São Paulo e alguns outros estados defendiam a candidatura de Júlio Prestes, enquanto o grupo de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba defendia a candidatura de Getúlio Vargas.
b) Júlio Prestes saiu vitorioso nas eleições, porém seus opositores fizeram acusações de que as eleições foram fraudadas. Um grupo minoritário, aquele que estava ligado aos antigos "tenentes" das rebeliões ocorridas na década de 1920, defendia a luta armada contra a posse do candidato eleito.
c) O assassinato de João Pessoa, o candidato a vice na chapa de Getúlio Vargas, fortaleceu os grupos que defendiam a luta armada contra o candidato eleito, Júlio Prestes.
d) O movimento armado teve início em outubro de 1930, impedindo a posse de Júlio Prestes. Em seu lugar, Getúlio Vargas assumiu a presidência em novembro do mesmo ano.
Soluções para a tarefa
(b)falso
(c)verdadeira
Resposta:
a) As eleições de 1930 abalaram o acordo entre as oligarquias, já que o grupo de São Paulo e alguns outros estados defendiam a candidatura de Júlio Prestes, enquanto o grupo de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba defendia a candidatura de Getúlio Vargas. (V)
b) Júlio Prestes saiu vitorioso nas eleições, porém seus opositores fizeram acusações de que as eleições foram fraudadas. Um grupo minoritário, aquele que estava ligado aos antigos "tenentes" das rebeliões ocorridas na década de 1920, defendia a luta armada contra a posse do candidato eleito. (V)
c) O assassinato de João Pessoa, o candidato a vice na chapa de Getúlio Vargas, fortaleceu os grupos que defendiam a luta armada contra o candidato eleito, Júlio Prestes. (V)
d) O movimento armado teve início em outubro de 1930, impedindo a posse de Júlio Prestes. Em seu lugar, Getúlio Vargas assumiu a presidência em novembro do mesmo ano. (V)