A repressão e a censura na ditadura militar passavam por um órgão em específico, o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
Sobre a ditadura no Brasil, analise as sentenças a seguir.
I.O DOPS teve papel fundamental para o patrulhamento e monitoramento de qualquer atividade política contrária ao regime, "subversiva" nos termos dos atores envolvidos. Além da repressão política, realizada de maneira ostensiva a partir do AI 5, o DOPS também se encarregava de censurar a mídia e a indústria cultural de uma maneira geral: jornais, redes de televisão, discos, peças de teatro, filmes etc.
II.Nas grandes universidades, um sem número de professores tiveram que se exilar, assim como músicos claramente contrários à situação. Todas as turmas possuíam, de modo geral, um informante que atentava para o conteúdo das aulas a fim de mapear e reprimir atividade "subversiva".
III.O governo inspecionava cada peça cultural produzida; fato é que alguns desses artistas conseguiam dizer o que queriam, ainda que de maneira velada. Cálice de Chico Buarque, Disparada de Jair Rodrigues e Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré são bons exemplos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I
b)
apenas II
c)
apenas I e II
d)
apenas II e III
e)
I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Resposta correta E
Explicação:
As 3 alternativas sao verdadeiras.
Perguntas interessantes