A reportagem traz um panorama da concentração de terras rurais no Brasil. De acordo com o texto, “cerca de 3% do total das propriedades rurais do país são latifúndios, ou seja, têm mais de mil hectares e ocupam 56,7% das terras agricultáveis. Em outras palavras, a área ocupada pelos estados de São Paulo e Paraná juntos está nas mãos dos 300 maiores proprietários rurais, enquanto 4,8 milhões de famílias estão à espera de chão para plantar”. Considerando o enunciado do texto e seus conhecimentos sobre a concentração de terras no Brasil, apresente argumentos defendendo o seu ponto de vista apontando ideias favoráveis e contrárias à existência de latifúndio no Brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
ideias favoráveis: A idéia de elitismo e produção em massa de alimentos e carne exportados.
ideia contrária: Agrava a desigualdade social, concentrando a terra em um pequeno número de pessoas, dificultando o desenvolvimento da agricultura familiar e a concentração de renda e riqueza.
Entre as ideias favoráveis a existência e manutenção dos latifúndios, está essencialmente o conceito de meritocracia, ou seja, se alguém possui algo, é por merecimento próprio, e não podemos diminuir isto.
Já as ideias contrárias a isso, trabalham questões referentes à desigualdade social, e também de oportunidades. Ou seja, se vale das demandas coletivas num primeiro instante, ao invés das possiblidades individuais.
É necessário repensar, principalmente no contexto brasileiro, o quanto a meritocracia é de fato funcional e válida. Isso porque, esse conceito defende o acumulo através da própria capacidade e rendimento, mas na prática heranças e mais-valia são os responsáveis pelo acumulo de capital.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/8660145