a reportagem Não exatamente um texto de opinião porém nela mais do que há na notícia jornalista tem liberdade para expressar seu ponto de vista sobre o tema e até aponta a saída só fazer sugestões
Soluções para a tarefa
Olá,
Completando o enunciado: A reportagem não é exatamente um texto de opinião, porém, nela, mais do que na notícia, o jornalista tem liberdade para expressar seu ponto de vista sobre o tema e ate apontar saídas ou fazer sugestões.
a. A autora da reportagem chega a se posicionar claramente sobre o tema? Se sim, qual é o ponto de vista que ela expressa? Comprove com marcas do texto.
Sim, a autora da reportagem é claramente contra o estupro, e escreve em prol da defesa das vítimas, visto que ainda na história recente um pai chegou a preferir ver a filha casada com um estuprador do que ver manchada a sua "honra". Ela demonstra como esse foi um acontecimento absurdo.
b. A autora não chega a explicitar propostas de solução para o silêncio que envolve as vitimas de estupro. É possível, porém, inferir no texto saídas para o problema? Justifique sua resposta com elementos do texto
Sim, é possível verificar no texto que existem mudanças a serem feitas. E isso fica explícito em "até 2002 existia na lei brasileira a possibilidade de o estuprador não cumprir pena caso ele se casasse com sua vítima".
Esse trecho nos mostra que existem dois elementos que precisam mudar: a cultura que culpa a mulher até mesmo por ser estuprada e, tão pior quanto, as leis que favoreciam mais os agressores do que suas vítimas.
c. O título do texto "Como silenciamos o estupro" justifica sua resposta no item anterior? Por quê?
Sim, visto que a forma como os brasileiros silenciaram o estupro, ou seja, não agiram contra esse crime bárbaro, deve mudar daqui para frente.
Abraços!