A Renascença é o período que leva este nome por significar a retomada dos valores Greco-romanos. Também chamada de Renascimento desencadeou o movimento conhecido como humanismo, que indicava a procura de uma imagem do ser humano e da cultura. São características da educação no Renascimento:
a) a educação tornou-se dever do Estado e era monopólio dos religiosos. Os padres e monges detinham a maior parte do saber, que só revelavam para as pessoas segundo seus próprios interesses.
b) a educação tornou-se uma questão de moda e enquanto a alta nobreza educava seus filhos com preceptores, a pequena nobreza e a burguesia encaminhavam seus filhos para a escola. Além disso, por iniciativa de particulares leigos foram criadas escolas mais bem adaptadas ao espírito do humanismo.
c) os patrícios recebiam uma educação que visava perpetuar os valores da nobreza de sangue e cultuar os ancestrais. Até os sete anos as crianças permaneciam sob os cuidados da mãe.
d) as crianças aprendiam imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias.
e) após permanecerem com a família até os sete anos, as crianças recebiam do Estado uma educação pública e obrigatória. Estudavam música, canto e dança. Após os doze anos, aumentava-se o rigor das atividades. E a educação física se tornava mais enérgica, visando atender às novas necessidades da vida urbana.
Explicar a resposta
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta: B está correta
As crianças eram submetidas a castigos corporais, tendo como não apenas o ensino, mas também a formação moral algo que não era bem visto pelos humanistas, já que nas escrituras as crianças eram inocentes, sem maldades, então o ensino fica pela responsabilidade das ordens religiosas da época.
Explicação:
Perguntas interessantes