História, perguntado por fernandagraciani12, 1 ano atrás

a religiosidade dos africanos e dos árabes

Soluções para a tarefa

Respondido por MoonParkx
0

Resposta:

A Religião em África é diversificada. A maioria dos africanos são adeptos do cristianismo e islamismo. Muitos também praticam as religiões tradicionais africanas. Em 2002, os cristãos eram 45% da população africana, e os muçulmanos 40,6%.

Nesse sentido, a maior parte dos árabes, são seguidores do islã, religião surgida na Península Arábica no século VII e que se vê como uma restauração do monoteísmo original de Abraão que, para eles, estaria corrompido pelo judaísmo e cristianismo.

Respondido por Pipper212
0

Resposta:

Religiosidade Africana

Quem trouxe o candomblé e a umbanda para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África. Porém, a religião oficial no Brasil era o cristianismo, trazido pelos brancos, de origem portuguesa.  

A Igreja Católica sempre tentou obrigar os escravos a aderirem as doutrinações cristã, impedindo que eles propagassem e exercessem suas obrigações religiosas na qual acreditava. Mas, por muitas vezes, alguns escravos realizam mobilizações ou festividades nos mesmos dias em que aconteciam as celebrações católicas.    

Outros, mesmo participando das festas católicas, não abandonavam sua fé nos orixás, voduns, entre outras divindades oriundas da terra natal. Com isso, essa prática simultânea de diversas religiões resultou no surgimento de outras, que levavam características africanas, cristãs e indígenas.    

Atualmente, podemos identificar essa diversidade quando no mesmo dia são feitas celebrações para Santos da igreja católica e para Divindades de origem africana.

Religiosidade Árabe

A maior parte dos árabes, são seguidores do islã, religião surgida na Península Arábica no século VII e que se vê como uma restauração do monoteísmo original de Abraão que, para eles, estaria corrompido pelo judaísmo e cristianismo.

O islã é uma das mais importantes religiões mundiais, originária da península da Arábia e baseada nos ensinamentos de Maomé, chamado o Profeta. Segundo o Alcorão, o Islã é a religião universal e primordial. O muçulmano é um seguidor da revelação divina contida no Alcorão e formulada pelo profeta Maomé. Já que, no Alcorão, muçulmano é o nome dado aos seguidores de Maomé, os muçulmanos sentem-se ofendidos quando são chamados de maometanos pois isto implica a ideia de um culto pessoal a Maomé, proibido no Islã.  

Os muçulmanos consideram a Caaba, ao centro da grande mesquita de Meca, o lugar mais sagrado da Terra. A tradição muçulmana diz que os patriarcas Abraão e Ismael construíram o santuário sobre os primeiros alicerces postos por Adão. Todos os muçulmanos do mundo rezam nesta direção e, todos os que não tiverem um sério impedimento, deverão peregrinar à Meca, pelo menos uma vez na vida. Esta imagem mostra a cerimônia na qual os peregrinos devem beijar a Pedra Negra. Os fiéis permanecem neste lugar vários dias, celebrando rituais.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes