Saúde, perguntado por adelinaacd2010, 8 meses atrás

A relação profissional/paciente é um dos fatores de sucesso da prática odontológica. O cirurgião dentista utiliza os conhecimentos científicos e os meios colocados à sua disposição para recompor a saúde de seus pacientes. Para tanto, este é contratado com base na confiança que inspira nos mesmos ou em seus responsáveis. Além disso, também responde pelos resultados de seus atos quando ficar demonstrado que houve negligência, imprudência ou imperícia no seu atuar.

De acordo com o Código de Ética Odontológico vigente, na comunicação e divulgação, é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas. No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico. Nesse contexto, poderá, ainda, constar na comunicação e divulgação:

Escolha uma:
a.
C) programas de comercialização coletiva oferecendo serviços nos veículos de comunicação.

b.
D) a expressão "clínico geral", pelos profissionais que exerçam atividades pertinentes à Odontologia. Correto

c.
B) publicidade e propaganda com expressões ou imagens de antes e depois.

d.
A) preços, serviços gratuitos e modalidades de pagamento.

e.
E) títulos, qualificações, especialidades que ainda não foram reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia.

Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O Conselho Federal de Odontologia elaborou um novo Código de Ética Odontológica (CEO), que passa a vigorar a partir de janeiro do ano 2013. O CEO é o referencial normativo para os cirurgiões-dentistas que atuam em todo o território nacional. A alegação de ou a má compreensão dos preceitos do CEO, diz seu artigo 54, não exime de penalidade o infrator, portanto se faz necessária a análise comparativa do antigo e do novo CEO, para melhor compreensão e aplicação pelos profissionais.

Um paciente solicitou ao cirurgião-dentista um laudo ou parecer por escrito acerca de tratamento odontológico que havia sido realizado por outro profissional.


Considerando essa situação hipotética, julgue as asserções a seguir.


I O cirurgião-dentista não deve elaborar laudo ou parecer para julgar o tratamento realizado por outro profissional. Ele deve esclarecer o paciente quanto às técnicas existentes e encaminhá-lo ao profissional que realizou o tratamento, para que este possa responder-lhe os questionamentos existentes e sanar qualquer tipo de dúvida.

II Constitui direito fundamental dos profissionais odontologistas, conforme suas atribuições específicas, diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da ciência e sua dignidade profissional.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma:
a.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto

b.
alternativa inválida

c.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

e.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Com este espírito de zelar e promover o bom conceito da profissão, os membros do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Odontologia, elaboraram, em 1976, o primeiro Código de Ética Odontológica (CEO), estabelecendo os princípios fundamentais que direcionam a conduta do cirurgião-dentista no exercício da profissão

Consiste em infração ética, segundo o Código de Ética Odontológicatriste2019 • CPCON • Prefeitura Municipal de Cuitegi • Odontólogo - Psf)

Escolha uma:
a.
A) Comunicar aos Conselhos Regionais sobre atividades que caracterizem o exercício ilegal da Odontologia e que sejam de seu conhecimento.

b.
C) Propugnar pela harmonia na classe.

c.
D) Negar ao paciente ou periciado acesso a seu prontuário, deixar de fornecer-lhe cópia quando solicitada, bem como deixar de dar-lhe explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionem riscos ao próprio paciente ou a terceiros. Correto

d.
B) Apontar falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas para o exercício da profissão ou prejudiciais ao paciente, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes.

e.
E) Assumir responsabilidade pelos atos praticados, ainda que estes tenham sido solicitados ou consentidos pelo paciente ou seu responsável.

Soluções para a tarefa

Respondido por whatgabifernandes
3

Resposta:

b.

D) a expressão "clínico geral", pelos profissionais que exerçam atividades pertinentes à Odontologia. Correto

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA.

Perguntas interessantes