A relação entre infância e escola é muito importante para o desenvolvimento das crianças. A seguir, leia os fragmentos de texto e descubra a palavra ou o bloco de palavras que completa corretamente a lacuna em cada um deles. Basta clicar na seta que aparece em cada lacuna e selecionar a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Autoconhecimento: no ambiente escolar, a criança vai vivenciar situações que talvez não experiencie em casa, como não ter a atenção total do(a) professor(a), ter que esperar a sua vez de brincar, errar alguma resposta em uma avaliação e seguir normas. Esses momentos são ótimas oportunidades para ensinar a criança a reconhecer o que está sentindo, validar as emoções e orientar sobre modos positivos de reagir.
Estimular a curiosidade por assuntos e conteúdos: o papel do(a) professor(a) é estimular a criança para que ela desenvolva sua curiosidade, buscando criar seu próprio caminho de conhecimento. Deve-se apresentar novos conteúdos para os alunos e incentivar que busquem mais informações sobre os temas, desenvolvendo também a criatividade e o pensamento crítico. É neste processo que a criança começa a identificar habilidades e interesses que irão influenciar suas tomadas de decisão ao longo da vida.
Socialização: a escola é um ambiente coletivo em que o(a) professor(a) tem a função de mediar as relações, estimulando para que a criança desenvolva habilidades sociais, como a capacidade de trabalhar em grupo, a comunicação, a empatia e a assertividade. Ao conviver em um espaço com pessoas que possuem visões e valores diferentes, as crianças também têm a oportunidade de desenvolver a tolerância e o respeito ao próximo.
Resposta: Influenciar - acreditar- controle - fazer- internalizar
Explicação: Influenciar os alunos é inspirá-los a acreditar, a querer dar certo e a querer estudar por razões intrínsecas às tarefas diante deles. É o próximo passo, para além do controle. O controle leva-os a fazer as coisas que você sugere; a influência leva-os a querer internalizar as coisas que você sugere.