A relação entre a indústria de cinema americana e a política internacional ficou mais uma vez exposta depois que cenas do filme “Pixel” foram retiradas do roteiro original. A alegação do estúdio Sony era de que o conteúdo que pudesse ser potencialmente ofensivo à China. Leia na reportagem a seguir:
Sony muda 'Pixels', com Adam Sandler, para satisfazer China
Roteiro original tinha destruição da Grande Muralha; cena foi excluída.
E-mails internos da produtora mostram preocupação com público chinês.
Kevin James, Michelle Monaghan, Adam Sandler, Josh Gad e Peter Dinklage em cena do filme 'Pixels' (Foto: Divulgação)
Em um roteiro de 2013 para o recém-lançado filme “Pixels”, alienígenas intergalácticos fazem um rombo em um dos tesouros nacionais da China, a Grande Muralha.
Essa cena desapareceu da versão final da comédia de ficção científica estrelada por Adam Sandler e lançada pela Sony Pictures Entertainment esta semana nos Estados Unidos e no Brasil. Os extraterrestres atacam localidades importantes em outras partes, detonando o Taj Mahal na Índia, o Monumento a Washington e partes de Manhattan.
Executivos da Sony pouparam a Grande Muralha por terem ficado receosos de não obter aprovação para o filme na China, como revelou uma análise de e-mails internos da empresa.
Essa foi uma de uma série de alterações com o objetivo de retirar do filme qualquer conteúdo que, segundo os temores dos gerentes da Sony, as autoridades chinesas possam interpretar como uma visão negativa de seu país.
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2015.
Analisando a relação entre cinema e política, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. O estúdio cinematográfico citado teme ofender a China por causa de receio de retaliações econômicas e, principalmente, militares já que se trata de uma potência nuclear.
b. A não “aprovação para o filme na china” é uma referência à ideia de que o filme poderia ser censurado já que, como o filme continha cenas violentas, não seria indicado para todas as faixas etárias.
c. A correspondência interna da Sony revelou que diretoras da companhia estão mais preocupados em agradar a China do que em lucrar com o filme.
d. A politização dos filmes de Hollywood é um fenômeno recente e mostra uma nova postura americana frente aos países em desenvolvimento.
e. A relação entre cinema e política sempre foi próxima, mesmo que, muitas vezes, não seja vista pelo grande público. Em outras palavras, nos bastidores, a política sempre fez parte das grandes produções.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
e. A relação entre cinema e política sempre foi próxima, mesmo que, muitas vezes, não seja vista pelo grande público. Em outras palavras, nos bastidores, a política sempre fez parte das grandes produções.
Christiane13:
CORRETA
Perguntas interessantes