Geografia, perguntado por Laura5128, 10 meses atrás

a relação dos ciganos no campo e na cidade​

Soluções para a tarefa

Respondido por sandersrebeca0556
0

Resposta:

Ciganos no Brasil

No Brasil, precisamos fazer uma distinção sobre as comunidades atuais de ciganos, e a imagem/arquétipo cigano nas linhas de Umbanda:

Etnicidades Ciganas do Brasil

Etnicidade é o conjunto de características comuns a um grupo de pessoas, que as diferenciam de outro grupo. Normalmente essas características incluem a língua, a cultura e também a noção de uma origem comum.

O conceito de “etnicidade” tem um significado puramente social, está mais ligado à cultura do que um conceito de raça. Portanto, pessoas ligadas à questão cigana incorrem em grande erro quando dizem: “meu povo” ou “povo cigano”.

Grupo Calon:

Devemos observar que a etnicidade do Calon, que hoje vive aqui no Brasil, engloba as influencias obtidas quando de sua passagem pela Turquia, Grécia, Espanha e Portugal. Os Calon foram os primeiros ciganos a chegar ao Brasil, no século XVI, como degredados de Portugal. Na etnicidade do grupo Calon as maiores características são: “o estilo de vida”, “a língua” e as relações de parentesco.

Estilo de vida: a maioria dos Calon vive em áreas de pouso (que são terrenos usados para acampar, públicos ou privados, cedidos, ocupados ou arrendados) que se situam nas periferias, estrategicamente próximos a estações ferroviárias e metroviárias para facilitar o fluxo comercial de homens e mulheres. Os homens trabalham no comercio informal com a compra e venda de ferramentas, negociam a troca desde carros usados a aparelhos eletrônicos e também agiotagem. Esse modo de vida urbana interage simultaneamente com uma forma de vida rural: nos pousos ou acampamentos criam: galinhas, porcos e, não raro, cavalos. No vestuário os homens adotam um visual estilo “country” — chapéu de vaqueiro, bota e cinturão. As mulheres, por sua vez, realizam diariamente a leitura da “draba” (leitura de mão) nos centros da cidade e os valores auferidos desse meio serão utilizados nas despesas do dia-a-dia. Mas no vestuário elas mantiveram cores e desenhos que nos fazem lembrar o vestuário de ciganas Banjaras da Índia. A música que os Calon consideram como música cigana possui apenas duas variantes: no sul e sudeste, a música sertaneja; e no norte e nordeste, o forró.

A língua: os Calon brasileiros sempre utilizaram o português como língua de comunicação e dentro da língua portuguesa incluíram um paradialeto do Romani que eles denominam de “shib” (que em Romani significa língua). Portanto, esse paradialeto nada mais é do que um repertório linguístico que tenta salvaguardar um espaço imaginário entre o grupo Calon e o não cigano. A construção da frase sempre ocorre em português com o acréscimo deste repertorio em “shib”, exemplo: ‘ce vai na gav hoje dá a drabe ou vai te que malarda manhã?

Quantidade aproximada de ciganos do grupo Calon por região:

O grande problema da etnicidade Calon encontra-se dividido em quatro dimensões:

A problemática social: as desigualdades sociais e a falta de politicas de integração;

A problemática cultural: a língua, os valores e crenças religiosas, as tradições culturais e os estilos de vida e as relações de parentesco que são muito diversas de família para família;

A problemática politica: a falta de organização interna da comunidade face ao meio não cigano e a falta de autoridade interna nos dias de hoje;

A problemática do pluralismo: os Calon de diversas regiões não se reconhecem como indivíduos de uma mesma etnia.

Anexos:
Perguntas interessantes