A região conhecida como oeste Paulista conseguiu destacar-se na produção cafeeira no século XIX após a queda Nas condições do cultivo na Baixada Fluminense. dentre as alternativas abaixo assinale a que possui informações incorretas sobre os motivos da preponderância da produção paulista.
a) Inspeção sistemática das lavouras.
b) Renovação constante de técnicas de plantio.
c) Criação de uma infraestrutura necessária a produção cafeeira.
d) Utilização de maquinario de cultivo do café
me ajude por favor é urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa D
Explicação:
Utilização de máquinario de cultivo do café.
As informações incorretas sobre a preponderância do Oeste paulista sobre o cultivo da Baixada Fluminense é: “Utilização de maquinário de cultivo do café” (alternativa d).
O cultivo teve início de forma manual:
Este cultivo era realizado manualmente, incialmente através de mão de obra escravizada e posteriormente, com o fim da escravidão foi utilizada a mão de obra dos imigrantes europeus. A introdução de máquinas na lavoura só ocorreu a partir do século XX.
As práticas predatórias contribuíram para o desgaste do solo:
Como as práticas agrícolas na região da Baixada Fluminense eram predatórias, o cultivo do café na região entrou em decadência, principalmente através do desgaste do solo e o café deslocou-se para a região Oeste paulista.
A mecanização agrícola só ocorreu na segunda metade do século XX:
Até a década de 60, as práticas agrícolas brasileiras eram predominantemente manuais. A partir da Revolução Verde é que houve em maior escala a introdução do maquinário agrícola no campo, com o objetivo de aumentar a produtividade.
Desta maneira, pode-se concluir que a afirmação de que a introdução do maquinário agrícola contribuiu para a preponderância do Oeste paulista sobre a região é falsa, pois somente no século XX, houve a introdução do maquinário agrícola em algumas lavouras.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a produção cafeeira no Brasil em:
brainly.com.br/tarefa/35437477