A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a: Escolha uma: a. implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa b. cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura c. extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero d. submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual e. jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de i
Soluções para a tarefa
Resposta: D
Explicação: Lutero criticou duramente a postura da Igreja Católica, sobretudo por causa de sua grande capacidade de interferência no domínio do império (do poder secular) e de problemas de cunho, a um só tempo, moral e religioso, como era o caso das vendas de indulgências. Um parte de suas críticas era direcionada, portanto, ao fato de que o poder dos reis não deveria ser cerceado pelos membros do clero. De outra parte, no terreno teológico, Lutero defendia que a salvação dependia apenas da fé do indivíduo, sem, portanto, necessitar das boas obras.
Economicamente, o maior impacto da Reforma Luterana foi a diminuição do poder da Igreja e a leniência com a usura. Está correta a alternativa B.
A Igreja Católica era uma instituição politicamente muito poderosa, com o Papa, em Roma, sendo possivelmente a maior autoridade política do mundo. Esse poder político era muitas vezes usado com abuso, como denunciou Lutero.
A usura é o "lucro", que era muito condenado pela Igreja Católica como ganância. Na teoria da reforma, o lucro não era a mesma coisa que ganância, desde que o comerciante cobrasse um preço justo pelo seu trabalho.
Saiba mais sobre a Reforma Luterana: https://brainly.com.br/tarefa/21660278