História, perguntado por cr352448pcwdux, 11 meses atrás

a reforma e a contra historia


madursilva: protestante?

Soluções para a tarefa

Respondido por madursilva
1

A Reforma Protestante foi um movimento iniciado no século XVI pelo monge Martinho Lutero, através das suas 95 teses. Nessas teses estavam descritas as atividades da Igreja que há muito já havia incomodando a população como a ideia de que o trabalho é para alguns e o esplendor para outros (o que garantia a falta de mobilidade social), assim como as indulgências e a perseguição do Tribunal da Santa Inquisição. Alguns membros do baixo clero também se rebelaram contra a Igreja devido a exclusão das riquezas acumuladas pela mesma durante todo o período medieval.

A Reforma de Lutero pregava que a bíblia (que era escondida dentro dos mosteiros) deveria ser revelada a todos que quisessem ler, além do fim do culto aos santos, fim do celibato, o fim das indulgências e tradução dos cultos e da bíblia para o alemão.

Lutero foi seguido por Calvino que concordava com Lutero, diferenciando-se apenas porque Calvino acreditava em predestinação.

Henrique VIII na Inglaterra declarou-se chefe da Igreja e fundou a Igreja Anglicana. A Reforma de Henrique teve mais caráter político, pois queria se divorciar de sua primeira esposa.

CONTRA REFORMA:

A Contra Reforma foi uma "resposta" da Igreja à Reforma Protestante. Houve, então, o Consílio de Trento, onde foi acertado:

- Fim das Indulgências;

- Afastamento de clérigos que possuíam família;-

- Criação do Índex (lista dos livros proibidos pela Igreja);

- Criação da Companhia de Jesus.

Esse último foi criado como forma de combater a doutrina protestante, levando a doutrina católica para o Novo Mundo - a América.

Perguntas interessantes