A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, se expressa por um (a):
a) reconhecimento, pelo eu lírico, de suas limitações no processo criativo, manifesto na expressão “Por translúcidas pões”.
b) subserviência aos princípios do rigor formal e dos cuidados com a precisão metafórica, como se em “prisão da forma”.
c) visão progressivamente pessimista, em face da impossibilidade da criação poética, conforme expressa o verso “e te estilhaces, suicida”.
d) processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos “numa explosão / de diamantes”.
e) necessidade premente de libertação da prisão representada pela poesia, simbolicamente comparada à “garrafa” a ser “estilhaçada”.
Soluções para a tarefa
Letra D: podemos apontar que sobre o fazer poético, que era basicamente um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, no poema de José Paulo Paes, ela é expressada pelo processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra.
Tudo isso basicamente é representado pelos versos “numa explosão / de diamantes", sendo que José Paulo Paes foi um grande poeta, crítico literário, tradutor e ensaísta, nasceu em 1926 e veio a falecer no ano de 1998, brindando-nos com suas obras.
No poema de José Paulo Paes, o fazer poético acaba sendo expressado através de um processo de contenção, de amadurecimento e de transformação da palavra e é representado pelos versos "numa explosão / de diamantes", conforme mostra a alternativa D.
Sobre fazer poético, podemos entender a expressão como estando relacionada a escrever uma poesia a partir dos seus sentimentos e de aspectos que envolvam a sua realidade e o seu próprio cotidiano. Se valer os elementos a sua volta como ferramentas de expressividade poética.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/9912956