“A rebelião eclodiu em 05 de julho e contou com a participação de guarnições de Campo Grande, Niterói e Distrito Federal. Esse levante militar que ficou conhecido como Os Dezoito do Forte, é considerado ‘a estreia dos tenentes no cenário nacional”.
FERREIRA, M. M.; PINTO, Susana. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 1. p. 399-400.
1. A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi um movimento formado por: *
1 ponto
a) militares descontentes com a situação política e econômica do país devido ao clima de hostilidade entre o presidente eleito Arthur Bernardes e grupos militares.Em 5 de julho de 1922, militares do Forte de Copacabana pegaram em armas, para “salvar a honra do Exército” e moralizar a política do país.
b) militares descontentes com a situação política e econômica do país que se juntaram a operários descontentes com os baixos salários recebidos nas fábricas e a marinheiros que haviam protagonizado a Revolta da Chibata.
c) marinheiros que exigiam o fim dos castigos físicos e mudanças no código disciplinar da Marinha que se juntaram aos tenentes de alta patente e a Aeronáutica Brasileira. As três forças armadas formaram uma ampla coalizão de forças para depor o presidente Artur Bernardes.
d) sertanejos descontentes com a expulsão de suas terras por conta da construção de uma ferrovia no Estado de São Paulo que se juntaram com marinheiros que exigiam o fim dos castigos físicos e mudanças no código disciplinar da Marinha e militares que recebiam baixos salários.
2. Nos anos 1920, as oligarquias no Brasil continuavam fazendo uso da corrupção e violência para se conservar no poder. Essa situação opressiva contribuiu para gerar revoltas no campo e na cidade. Os militares também estavam descontentes com o tratamento que as oligarquias davam às forças armadas. Assim, surgiu o Movimento Tenentista. Assinale a alternativa correta sobre esse movimento. *
1 ponto
a) Movimento realizado por altos oficiais do Exército de alta patente (marechais e generais), insatisfeitos com tenentes e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Apoiavam o sistema político e econômico do país e propunham o nacionalismo como um elemento de centralização do poder.
b) Movimento realizado por altos oficiais do Exército de alta patente (marechais e generais), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Criticavam o sistema político e econômico do país e propunham o retorno da monarquia como um elemento de centralização do poder.
c) Movimento realizado por jovens oficiais do Exército de baixa patente (soldados, capitães, tenentes), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Apoiavam o sistema político e econômico do país e propunham o federalismo como um elemento de descentralização do poder.
d) Movimento realizado por jovens oficiais do Exército de baixa patente (soldados, capitães, tenentes), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Criticavam o sistema político e econômico do país e propunham o nacionalismo como um elemento de centralização do poder.
{geografia: 1) c 2) d
{ciências: 1) b 2) a
{história: 1) a 2) d
{português: 1) c 2) b
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) a
2) d
Explicação:
espero ter ajudado
1) A rebelião dos Dezoito do Forte teve como motivo a insatisfação com a política nacional (letra A).
A eleição do presidente Arthur Bernardes foi um dos motivos para a deflagração do movimento dos Dezoito do Forte, um dos primeiros sinais do movimento tenentista no Brasil.
Os militares de baixa patente estavam insatisfeitos com os rumos da política nacional e da "troca" entre São Paulo e Minas Gerais na presidência da República, por isso teve início um movimento de contestação da política nacional.
Os militares de alta patente não aderiram ao movimento, que findou com apenas dezoito pessoas indo ao forte, inclusive com o envolvimento de civis.
2) O movimento tenentista foi realizado por jovens de baixa patente insatisfeitos com diversas questões políticas (letra D).
O tenentismo foi um movimento realizado por oficiais brasileiros, jovens e em sua maioria de baixa patente, que buscou contestar o sistema político brasileiro, especialmente no que dizia respeito às oligarquias.
O tenentismo ocasionou uma série de rebeliões, sendo a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana a primeira, seguida de várias outras. Os tenentistas eram contrários às práticas políticas da Primeira República.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/11697065