O racionalismo é uma corrente filosófica que foi muito importante no processo de desenvolvimento da ciência e da cultura na modernidade. São considerados filósofos racionalistas Descartes , Spinoza e Leibniz. Dessa forma, se Descartes era um filósofo racionalista, logo para ele: *
1 ponto
a) O pensamento fornece elementos mais seguros que a própria matéria corporal na apreensão do conhecimento verdadeiro;
b) O corpo, por meio das impressões sensoriais, é fundamental para a possibilidade de um conhecimento e livre de erro;
c) As experiências (empirismo) repetidas e reproduzidas são fonte mais segura para elaboração do conhecimento verdadeiro que as ideias inatas;
d) Tudo é composto de átomos, que consiste na menor partícula da matéria (indivisível), do qual todas as substâncias são formadas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
Classroom
Descartes, racionalista e idealista, acreditava que os pensamentos fornecem elementos mais seguros que a própria matéria corporal na apreensão do conhecimento verdadeiro. Logo, a alternativa A é a correta.
Ao empirismo cabem as definições das alternativas B e C. Ao materialismo, cabe a definição da alternativa D.
Por fundar sua especulação no critério da evidência (que é evidência racional, não da percepção nem dos sentidos), Descartes é considerado um racionalista, que vê a razão como única instancia de valor ao homem. O homem é substancia pensante. Dessa valorização que emana o espirito apriorista e anti-histórico que informará todo o século seguinte e que culminará, de forma dramática, na Revolução Francesa.
Há duas barreiras do racionalismo clássico: empirismo, que aparece com John Locke, uma espécie de antípoda de Spinoza: nós não conhecemos nada por pura razão. Tudo, inclusive os princípios da lógica, vêm pela experiência sensível.
Do Século XVI até metade do XVIII o mundo é marcado por isso, por essa dualidade sem solução, pois fundadas em um pensamento linear:
O método anterior - escolástico - de investigsção, postulava colocações aparentemente antagônicas que indicariam alguma premissa comum escondida. Evitava-se, assim a invenção de hipóteses e edifícios tão unilaterais. Não ocorreria, ao filosofo medieval, desenvolver uma filosofia linear.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/15879628