Saúde, perguntado por gabitorres06, 7 meses atrás

A realização correta e metódica da coleta de sangue venoso é determinante para uma análise confiável e resultados fidedignos em laudos. Descreva uma situação de coleta de sangue venoso afim de realizar hemograma e para dosagem de glicose, além dos materiais necessárias para realizar com sucesso esse procedimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por gracielem816
0

Explicação:

Para as análises hematológicas as amostras devem ser de sangue completo (tratado com anticoagulante EDTA), armazenado por um período máximo de 6 horas a temperatura ambiente ou 24 horas na geladeira (4°C). Estas amostras nunca devem ser congeladas e o volume ideal de sangue é aquele indicado no frasco de coleta.

As dosagens bioquímicas podem ser realizadas no soro ou no plasma (obtido com heparina). Tanto o soro quanto o plasma podem ser refrigerados por até 3 dias ou congelados por 30 dias até a sua análise, sem prejuízo no resultado. Em bioquímica sanguínea é preferível trabalhar com sangue heparinizado do que com sangue coagulado, pois facilita a manipulação e conservação, além de diminuir o risco de hemólise. No caso de utilização do soro, é necessário um período de 30 a 90 minutos para a formação do coágulo e a completa obtenção do soro. A única diferença analítica entre soro e plasma é que o primeiro não contém fibrinogênio. Do ponto de vista de dosagem de proteínas totais, este valor é tão pequeno que pode ser desconsiderado. Prefere-se a coleta com sistema fechado (a vácuo) por produzir uma amostra de qualidade, em volume proporcional a capacidade do tubo e livre de artefatos em decorrência do manuseio de seringas na coleta. Todos os materiais devem ser descartáveis.

Em situações em que mais de um tipo de exame é solicitado, recomenda-se a coleta a vácuo na seguinte sequência:

Tubo com citrato de sódio

Tubo com ativador de coágulo

Tubo com heparina

Tubo com EDTA

Tubo com fluoreto

PRINCIPAIS ANTICOAGULANTES UTILIZADOS

EDTA K2 (ácido etilenodiamino tetra-acético dipotássico): é o mais recomendado para análises hematológicas, pois preserva a integridade celular. Atua como quelante do cálcio, impedindo a coagulação. Tubo com tampa roxa.

Heparina: é um anticoagulante natural, sendo o mais recomendado para análises bioquímicas, pois não interfere com os reagentes usados na maioria dos testes. Atua interferindo na conversão de protrombina em trombina. Pode ser usado para contagem eritrocítica, mas não é recomendado para análises leucocitárias, pois pode causar agregação dos leucócitos, alterando a sua morfologia e dificultando a contagem. A heparina de lítio (não de sódio) é o anticoagulante recomendado para análise gasométrica e para hematologia em amostras de répteis e quelônios. Tubo com tampa verde.

Citrato de sódio tamponado: pouco recomendado para hematologia por não preservar de maneira adequada a morfologia celular. Atua quelando o cálcio e impedindo o processo de coagulação. É o anticoagulante recomendado para os testes de coagulação na proporção de 1:9 partes de sangue. Tubo com tampa azul.

Fluoreto de sódio: similar ao citrato, sendo recomendado especificamente para a dosagem de glicose e/ou lactato, pois inibe o processo de glicólise que ocorre nas hemácias, mantendo os níveis in vitro destes metabólitos por mais tempo. Tubo com tampa cinza.

Para a obtenção do soro, recomenda-se a utilização de tubos sem anticoagulantes (tampa vermelha) ou com ativador do coágulo e gel separador (tubo com tampa amarela).


gracielem816: marca melhor resposta e me segue tambem pfvrrr
Perguntas interessantes