Física, perguntado por ransomwarecoder123, 9 meses atrás

A Realidade do microcosmo interfere na realidade do macrocosmo?
isto é, as leis da mecânica quântica interferem na realidade física que nós experienciamos?
como a vida sabe se organizar? digo desde os átomos que costumam compartilhar eletrons afim de estabelecer ligações para tornarem se estáveis, até os níveis biomolecular, celular e adiante​

Soluções para a tarefa

Respondido por patimariano
0

Física quântica, espiritualidade e pseudociência

Hoje em dia, tornou-se comum lermos anúncios de cursos, curas milagrosas, produtos revolucionários, terapias infalíveis, orações para atrair dinheiro, e até métodos de cura em que se empregam termos relativos à Física quântica.

No entanto, é necessário salientar que em nenhum desses casos há relação direta com os conhecimentos que resultaram da pesquisa em Física quântica. Tratam-se, na verdade, de uma apropriação indevida, que só se tornou possível graças à ignorância de uma grande parte da população, quando se trata da Física moderna e contemporânea.

A compreensão da Física quântica envolve o domínio de um grande formalismo matemático e muito conhecimento de Física, Álgebra, Geometria, Eletrodinâmica e etc. Por isso, são necessários muitos anos de estudo para compreendê-la de maneira minimamente aceitável para os padrões acadêmicos.

É verdade também que muitas pessoas acreditam que suas práticas são pautadas nos fenômenos quânticos, e não é incomum encontrarmos depoimentos de pessoas que se sentiram melhores ao recorrerem a essas ações. Entretanto, podemos citar razões que desmentem a eficácia das chamadas práticas quânticas:

Os fenômenos quânticos só se tornam relevantes e observáveis em escalas atômicas. A partir de um certo tamanho, tudo passa a comportar-se de acordo com a Física clássica, a Física da escala macroscópica.

Os benefícios sentidos pelas pessoas que adquirem produtos ou passam a realizar algum tipo de atividade relacionada ao “quântico” podem ser vistos em alguns experimentos, nos quais se observa melhoras nos pacientes tratados com placebo. Esses efeitos acontecem porque os pacientes acreditam estar melhores, e condicionam-se a isso.

Em razão da grande falta de conhecimento acerca do real significado atrelado à palavra quântico, é natural que essa se envolva de misticismo, fazendo com que a vejamos ser frequentemente usada nos contextos mais improváveis: palestras motivacionais, cursos de coaching quântico, orações quânticas, cosméticos quânticos, curas quânticas etc.

Apesar de muito distintos, todos esses anúncios têm algo em comum: são pseudocientíficos e, em sua maioria, visam lucro. Portanto, em alguns casos, podem ser chamados de charlatanismo, cujo objetivo é o de agregar valor e confiabilidade a produtos, serviços ou costumes ordinários em sua essência.

Quando você perceber o emprego de conceitos muito abstratos em contextos pouco prováveis, desconfie e procure buscar informações em fontes confiáveis, como em sites educacionais consagrados, páginas vinculadas a instituições de educação ou em artigos científicos. A informação é a única forma de prevenir-se de golpes, charlatanismo e outros tipos de crendices que usam, de maneira indevida, o nome de áreas do conhecimento que são consagradas, mas conhecidas por poucos.

Veja também: Teoria das cordas

Livros

Se você tem interesse em entender melhor como funciona a Física quântica, mas é leigo, ou gostaria de consultar fontes confiáveis sobre essa área da Física, confira alguns livros que podem ajudar-te a compreender melhor o estranho mundo quântico:

O mistério quântico - Andrés Cassinello e José Luiz Sánchez Gomez

Entendendo a teoria quântica: um livro ilustrado - J.P. Mcevoy e Oscar Zarate

O Universo elegante - Brian Greene

O enigma quântico: o encontra da Física com a consciência - Charles Townes

Perguntas interessantes