História, perguntado por Santosgomes1415, 9 meses atrás

A ralação que melhor expressa a vida econômica no sistema feudal é:
A) produção#consumo
B) produção>consumo
C) produção=consumo
D) produção E) produção sem consumo

Soluções para a tarefa

Respondido por enzoluis82
2

Resposta:

HOME HISTÓRIA GERAL IDADE MÉDIA FEUDALISMO ECONOMIA FEUDAL

ECONOMIA FEUDAL

HISTÓRIA GERAL

Por Rainer Gonçalves Sousa

Os servos contavam com técnicas de plantio que limitavam a produtividade das colheitas Os servos contavam com técnicas de plantio que limitavam a produtividade das colheitas

Em linhas gerais, a economia feudal se desenvolveu graças ao processo de ruralização desencadeado pela crise do Império Romano. Sem poder usufruir de baixos custos de produção obtidos pela grande mão-de-obra escrava disponível, os grandes proprietários começaram a arrendar as suas terras com o objetivo de, ao menos, garantir as condições necessárias para o próprio sustento. Ao mesmo tempo, a desvalorização das atividades comerciais por parte dos povos germânicos também foram de grande importância para a consolidação de uma economia predominantemente agrária.

Nos feudos, o desenvolvimento de técnicas agrícolas de baixa produtividade impedia a obtenção de excedentes possivelmente utilizados na realização de atividades comerciais. Ao mesmo tempo, os instrumentos de arado e a qualidade das sementes impediam colheitas expressivas. As terras férteis eram dividias entre os mansos senhoriais, pertencentes ao senhor feudal; os mansos servis, destinados à produção agrícola das populações camponesas; e o manso comum que era utilizado por todos habitantes do feudo.

A disponibilidade de terras férteis era preocupação constante entre os camponeses. Dessa forma, para prolongarem o tempo útil de uma área agrícola, realizava-se um sistema de rotação de culturas. Nesse sistema, um campo tinha dois terços de sua área ocupado por duas diferentes culturas agrícolas. A outra parcela era deixada em descanso, recuperando-se do desgaste das colheitas anteriores. A cada ano, as parcelas trabalhadas e preservadas revezavam-se entre si, aumentando o tempo útil de um determinado campo.

De fato, o comércio perdeu bastante espaço nesse contexto. No entanto, as poucas trocas comerciais que aconteciam se davam através das trocas naturais. Gêneros agrícolas eram raramente utilizados para a obtenção de ferramentas ou outros tipos de alimento em falta em determinado feudo. Somente com o incremento das atividades agrícolas e o crescimento demográfico que o quadro da economia feudal sofreu as primeiras transformações responsáveis pelo surgimento de uma classe de comerciantes burgueses.

Por Rainer Sousa

Graduado em História

ARTIGOS RELACIONADOS

História Geral

Cavalaria Medieval

ULTIMAS NOTÍCIAS

VESTIBULAR

Goiás: Inscrições abertas para o Vestibular 2020 de Medicina da UniRV

VESTIBULAR

UNITAU: inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2020 de Medicina

VESTIBULAR

Cederj abre isenção e pré-inscrição para cotas do Vestibular 2020/1

VESTIBULAR

Humanitas (SP) recebe inscrições do Vestibular de Medicina 2020/1

VESTIBULAR

UFRJ abre inscrições do Teste de Habilidades Específicas do Vestibular 2020

Versão mobile

SIGA O BRASIL ESCOLA

Copyright © 2019 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Perguntas interessantes