A Química Orgânica estuda os compostos formados pelo carbono. No entanto, existem milhões de compostos orgânicos. Assim, para facilitar o estudo dessas substâncias, elas foram divididas em grupos chamados de funções orgânicas. As funções orgânicas são divididas de acordo com o seu comportamento químico e presença de agrupamentos de átomos em suas estruturas. Uma função orgânica bem conhecida é a função álcool. O que caracteriza esta função? E qual a diferença entre álcool primário, secundário e terciário?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A presença de Hidroxila ligada ao carbono. A classificação dos alcoóis têm a ver com a quantidade de C no qual o C da Hidroxila está ligado, por exemplo: álcool primário, é um álcool ligado a um C que tem 1 ligação com outro C e por ai vai.
Resposta:
Os álcoois são uma função orgânica caracterizada pela presença do grupamento hidroxila (–OH) ligado diretamente a um átomo de carbono saturado, ou seja, que estabelece apenas ligações simples com outros átomos de carbono.
A nomenclatura dos álcoois se dá de forma semelhante à dos hidrocarbonetos, mas com a utilização do sufixo –ol.
Os álcoois podem ser classificados quanto à quantidade de hidroxilas em mono Monoálcool é o álcool que apresenta apenas uma hidroxila na sua estrutura. Diálcool é o álcool que apresenta apenas duas hidroxilas em sua estrutura. Triálcool são os álcoois que apresentam três hidroxilas em sua estrutura. Os poliálcoois são os álcoois que apresentam mais de três hidroxilas em sua estrutura.
Também são caracterizados de acordo com o tipo de carbono a que a hidroxila está unida, podendo ser primário, secundário ou terciário.
O álcool primário é quando o grupo hidroxila está ligado diretamente a um carbono primário. Lembrando que um carbono primário é o carbono que faz ligação com apenas um outro carbono.
O álcool secundário é o álcool em que o grupo hidroxila está ligada a um carbono que faz ligações com outros dois átomos de carbono.
O álcool terciário apresenta o grupo hidroxila em um carbono terciário que é o carbono ligado a três outros átomos de carbono.
Explicação: