A questão refere-se ao trecho seguinte.“Você sabe, desde grande parte de Minas Gerais (Oeste e sobretudo Noroeste), aparecem os (...) “gerais” – paisagem geográfica que se estende, pelo Oeste da Bahia, e Goiás (onde a palavra vira feminina: as gerais, até ao Piauí e ao Maranhão).O que caracteriza esses GERAIS são as chapadas (planaltos, amplas elevações de terrenos..., imensas chapadas. São de terra péssima (...). E tão poroso, que, quando bate a chuva, não se forma lama nem se vêem enxurradas, a água se infiltra, rápida, sem deixar vestígios, nem se vê, logo depois que choveu. A vegetação (...): arvorezinhas tortas, baixas, enfesadas (só persistem porque têm longuíssimas raízes verticais, pivotantes, que mergulham a incríveis profundidades). E o capim, ali, é áspero, de péssima qualidade, que, no reverdecer, no tempo-das-águas, cresce incrustado de areia, de partículas de sílica, como se fosse moído (...)”.Fonte: ROSA, João Guimarães . Correspondência com seu tradutor italiano, Edoardo Bizzarri. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Na paisagem descrita, encontram-se: *
A) plantas xerófilas, folhas acicufoliadas, estrato rasteiro.
B) plantas ombrófilas, folhas latifoliadas, estrato arbóreo.
C) plantas higrófilas, folhas perenifólias, estrato herbáceo.
D) plantas tropófilas, folhas subcaducifólias, estrato arbustivo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
A fisionomia vegetal descrita no texto refere-se ao bioma cerrado. Este bioma brasileiro é caracterizado pela presença de plantas arbustivas com tronco e galhos tortuosos, folhas pequenas e coriáceas. Essas características revelam um aspecto xeromórfico oligotrófico, isto é, solo rico em alumínio e, portanto com pouca disponibilidade de nutrientes, como nitratos, para a vegetação.
A deficiência de nitrogênio torna as árvores “... tortas, baixas e enfezadas...”.
No bioma cerrado as plantas tropófilas suportam estações secas e chuvosas bem nítidas, algumas plantas perdem as folhas na estação seca (subcaducifólias) e formam um estrato arbustivo porque as plantas, em geral, não atingem grande porte.
Na paisagem descrita são encontradas plantas tropofólias, folhas subcaducifólias e estrato arbustivo. A Letra D é a resposta correta. A paisagem relatada pelo trecho em questão trata do bioma Cerrado, este que é composto por uma fitofisionimia que deve ser resistente a períodos de chuva e seca bem definidos, solos arenosos e áreas de pouca sombra.
A paisagem do Bioma Cerrado
O Cerrado, também conhecido como savana brasileira, se estende por 12 estados brasileiros, inclusive em algumas regiões de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Piauí e Maranhão. Seu relevo e marcado por planaltos e chapadas, com solos arenosos, bem drenados e permeáveis.
Vegetação do Cerrado
A fitofisionomia do bioma é composta por árvores tortuosas, gramíneas e herbáceas.
- Plantas tropofólias: são resistentes a épocas de chuva e seca bem marcadas, característico do Cerrado com verões chuvosos e invernos secos.
- Folhas subcaducifólias: também chamadas de decíduas, quando as folhas são perdidas em determinada estação do ano, nesse caso, algumas plantas do cerrado perdem suas folhas durante o inverno para evitar a perda de água.
- Estrato arbustivo: possui um estrato florestal composto por arbustos, plantas mais baixas que não atingem grande porte, além de normalmente crescerem com ausência de sombra.
Aprenda mais sobre os biomas brasileiros aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2378680
#SPJ2