A questão indígena em 1976, por exemplo, era caso a ser tratado diretamente na Presidência da República, momento em que o cacique Ajuricaba e o povo Waimiri-Atroari lutava contra a construção da BR-174 e os projetos do governo em suas terras na Amazônia. A abertura da rodovia Transamazônica BR-230, planejada para cortar o Brasil transversalmente, da fronteira com o Peru até João Pessoa na Paraíba, afetou de maneira trágica 29 grupos indígenas, dentre eles, 11 etnias que viviam completamente isoladas.
Violências contra os indígenas
O projeto desenvolvimentista colocado em prática no regime militar encontrou resistência entre os indígenas e o Estado respondeu com violência. As divergências entre os indígenas e o governo federal são explicadas
a) pelas grandes obras realizadas contra a vontade dos indígenas em suas terras, embora estes povos tenham sido beneficiados.
b) pelas colaborações do povo Guarani na construção da Transamazônica, que acabaram criando atrito com outros povos indígenas.
c) pela demarcação de terras indígenas não ter sido contemplada no Estatuto do Índio promulgado em 1973.
d) pelo fato de os militares não entenderem que a cultura indígena deveria ser respeitada, pois para eles os indígenas precisavam assimilar a cultura nacional.
e) pelo fato de que alguns povos indígenas colaboraram com o regime militar, assim os poucos povos contrários sofreram duras repressões.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra D
Com a construção das estradas e a vinda dos trabalhadores a população indígena waimiri atoari foi quase toda dizimada, devido doenças e conflitos
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás