A questão dos intelectuais ocupa uma posição estratégica nos escritos do comunista sardo. Ela é tratada, no desenvolvimento de suas análises, em relação aos processos de formação da hegemonia e ao conceito de Estado. Em Gramsci, os intelectuais e sua função no âmbito da vida social não são conceituados como sujeitos e ações distantes das determinações do mundo real, como um grupo 'autônomo e independente'.
A partir da visão de Gramsci sobre a os intelectuais e a luta de classes, complete as lacunas a seguir.
O papel do __________, na perspectiva gramsciana, está relacionado aos conflitos da sociedade. Assim, os intelectuais __________ da classe burguesa são responsáveis pela elaboração de uma visão de mundo a partir de seus interesses, garantido sua __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
intelectual - orgânicos - hegemonia.
b)
intelectual - orgânicos - decadência.
c)
trabalhador - orgânicos - decadência.
d)
intelectual - tradicionais - hegemonia.
e)
trabalhador - tradicionais - hegemonia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa e está correta.
Os processos de hegemonia, fazem parte de uma ação ultrapassada, onde diversos campos da ciência e pesquisa apoiavam a sobreposição de uma cultura sobre a outra, como por exemplo a ascensão do povo ariano como o Nazismo de Hitler buscava.
Vivemos em uma sociedade plural e heterogênea, fruto das relações não só culturais mas sociais e econômicas, que se consolidaram principalmente após o advento da globalização, que gerou avanços na tecnologia, ciência, transportes sendo mais um reflexo para a diversidade mundial.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás