A questão do Tibete
[...] O principal interesse da China no território tibetano é decorrente da localização geográfica estratégica, pois a província se encontra no continente asiático, no sul e no centro da Ásia, o que facilita o controle da região por parte da China. Essa configuração geográfica possibilita melhor controle por parte do governo chinês, diante desse fato os líderes chineses não têm intenção de conceder a independência política total ao Tibete. [...]
O interesse chinês no território tibetano não está ligado somente à localização estratégica da região, mas também às suas riquezas naturais, como, por exemplo, as grandes áreas preservadas compostas por enormes florestas, consideradas um grande potencial bioenergético, sem contar as importantes jazidas de minérios presentes no território do Tibete, tais como cromo, cobre, bórax, urânio, lítio, ferro, cobalto e muitos outros.
Outro fator determinante está ligado aos recursos hídricos, uma vez que as nascentes de importantes rios asiáticos, como os rios Yang-tse-Kiang (rio Azul), Hoangho (rio Amarelo), Mekong, Indus, entre outros, nascem em território tibetano, mananciais esses que respondem por aproximadamente 30% das fontes de água da China.
Com base nesse texto, a incorporação do Tibete à China tem como consequência para o território tibetano
a criação de áreas de reservas florestais.
a redução das desigualdades econômicas.
o aumento na exploração do meio ambiente.
o estabelecimento de um sistema político único.
gratic:
como que faz?
Soluções para a tarefa
Respondido por
39
Resposta:
c é a mais provavel
Explicação:
Respondido por
19
Resposta:
letra C
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás