A questão da luta por direitos constitui, atualmente, um dos diálogos centrais das Ciências Sociais e, especialmente, da Sociologia. Com base nos conhecimentos sociológicos sobre a conquista dos direitos civis, políticos e sociais, no Brasil, assinale a alternativa correta 9 pontos No Brasil, a exemplo dos países mais avançados, os direitos civis foram consolidados anteriormente aos direitos políticos e sociais. A legislação trabalhista do período Vargas reconhece igualmente os direitos sociais dos trabalhadores rurais e urbanos. A entrada do Brasil na era neoliberal é acompanhada pelo desmonte da Constituição Cidadã e pelo ataque aos direitos sociais. A ditadura civil-militar de 1964 conseguiu preservar os direitos sociais, civis e políticos conquistados pelos brasileiros durante o período do Estado Novo No contexto da Guerra Fria, do período pós-Segunda Guerra Mundial, a legalização do Partido Comunista Brasileiro amplia os direitos políticos
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Primeiro foram consolidados os direitos civis, depois os políticos e por último os sociais.
Explicação:
No decorrer da história da humanidade, surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos – Grécia e Roma da Idade Antiga e Europa da Idade Média. Contudo, o conceito de cidadania como conhecemos hoje insere-se no contexto do surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação.
Origem do termo
O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma Constituição. Ao contrário dos direitos humanos, que tendem à universalidade dos direitos do ser humano na sua dignidade, a cidadania moderna, embora influenciada por aquelas concepções mais antigas, possui um caráter próprio e possui duas categorias: formal e substantiva.