A) Quem é o personagem central e o que ele está fazendo?
B) quem ou o que os personagens montados a cavalo representam
C) Quem será essa mulher velha de vestido longo e chapéu igual ao Napoleão Bonaparte
D) o que está acontecendo na cena
E) o que o artista pretendeu com essa charge
F) o que se pode concluir sobre a Monarquia Constitucional Brasileira?
Soluções para a tarefa
Olá!!
Vamos as respostas:
A) O personagem central é D. Pedro II e ele está representado um carrossel e "girando os cavalinhos". O nome da charge é o "Rei se Diverte".
B) Do lado direito o personagem montando representa o Partido Liberal, já o do lado esquerdo representa o Partido Conservador.
C) A mulher velha que está "rodando o carrossel" representa a Diplomacia.
D) D. Pedro II está servindo como um mediador entre o poder que os dois partidos queriam possuir.
E) O artista Cândido Aragonez de Faria quis mostrar como funcionava a política na época do Segundo Reinado onde existiam dois partidos políticos fortes que representavam a aristocracia brasileira e que o "girar do carrossel" seria o fato de que cada partido revezava no poder.
F) Que na época a Monarquia Constitucional Brasileira era algo bastante delicado pois existia da Diplomacia Imperial que representava basicamente uma troca de favores em relação aos cargos políticos.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
a) O personagem central da charge é o imperador D. Pedro II. A charge mostra a tentativa do imperador em tentar diferentes grupos políticos que disputavam o poder no Brasil.
b) Os personagens da charge representam o Partido Liberal (mulher montada no cavalo), o Partido Conservador (homem no cavalo) e a idosa que gira o carrossel é a diplomacia.
c) A mulher vestida com roupa semelhante à Napoleão Bonaparte é a diplomacia.
d) Na cena, o imperador tenta estabelecer e equilibrar os atritos existentes entre os dois grupos para conseguir dar continuidade ao seu governo.
e) O artista pretendeu mostrar com essa charge, que o imperador possuía várias manobras políticas para equilibrar os dois grupos para governar o país, tentado atender a todos os interesses.
f) O que se pode concluir sobre a Monarquia brasileira é que diferentemente dos países monarquistas europeus, o imperador era a figura central do governo, que era capaz de atuar diretamente na política brasileira.
O imperador dom Pedro II
O imperador dom Pedro II, assumiu o trono brasileiro aos 13 anos de idade através do Golpe da Maioridade, em 1840. O país passava por diversas revoltas separatistas e as elites da época acreditavam que a figura do imperador iria pacificar o país.
Foi criado no país um sistema parlamentarista, que ao contrário das monarquias europeias, tinha o imperador como a principal figura política do Brasil que nomeava para o Senado, o Conselho de Estado e para o presidente do Conselho de Ministros pessoas de sua confiança, promovendo a alternância de poder entre os conservadores e os liberais.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o reinado de dom Pedro II em: https://brainly.com.br/tarefa/34384640