História, perguntado por alveselielton30, 1 ano atrás

A) Quem é o personagem central e o que ele está fazendo?

B) quem ou o que os personagens montados a cavalo representam

C) Quem será essa mulher velha de vestido longo e chapéu igual ao Napoleão Bonaparte

D) o que está acontecendo na cena

E) o que o artista pretendeu com essa charge

F) o que se pode concluir sobre a Monarquia Constitucional Brasileira?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
1068

Olá!!


Vamos as respostas:


A) O personagem central é D. Pedro II e ele está representado um carrossel e "girando os cavalinhos". O nome da charge é o "Rei se Diverte".

B) Do lado direito o personagem montando representa o Partido Liberal, já o do lado esquerdo representa o Partido Conservador.

C) A mulher velha que está "rodando o carrossel" representa a Diplomacia.

D) D. Pedro II está servindo como um mediador entre o poder que os dois partidos queriam possuir.

E) O artista Cândido Aragonez de Faria quis mostrar como funcionava a política na época do Segundo Reinado onde existiam dois partidos políticos fortes que representavam a aristocracia brasileira e que o "girar do carrossel" seria o fato de que cada partido revezava no poder.

F) Que na época a Monarquia Constitucional Brasileira era algo bastante delicado pois existia da Diplomacia Imperial que representava basicamente uma troca de favores em relação aos cargos políticos.



Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por nataliafransantos
11

a) O personagem central da charge é o imperador D. Pedro II. A charge mostra a tentativa do imperador em tentar diferentes grupos políticos que disputavam o poder no Brasil.

b) Os personagens da charge representam o Partido Liberal (mulher montada no cavalo), o Partido Conservador (homem no cavalo) e a idosa que gira o carrossel é a diplomacia.

c) A mulher vestida com roupa semelhante à Napoleão Bonaparte é a diplomacia.

d) Na cena, o imperador tenta estabelecer e equilibrar os atritos existentes entre os dois grupos para conseguir dar continuidade ao seu governo.

e) O artista pretendeu mostrar com essa charge, que o imperador possuía várias manobras políticas para equilibrar os dois grupos para governar o país, tentado atender a todos os interesses.

f) O que se pode concluir sobre a Monarquia brasileira é que diferentemente dos países monarquistas europeus, o imperador era a figura central do governo, que era capaz de atuar diretamente na política brasileira.

O imperador dom Pedro II

O imperador dom Pedro II, assumiu o trono brasileiro aos 13 anos de idade através do Golpe da Maioridade, em 1840. O país passava por diversas revoltas separatistas e as elites da época acreditavam que a figura do imperador iria pacificar o país.

Foi criado no país um sistema parlamentarista, que ao contrário das monarquias europeias, tinha o imperador como a principal figura política do Brasil que nomeava para o Senado, o Conselho de Estado e para o presidente do Conselho de Ministros pessoas de sua confiança, promovendo a alternância de poder entre os conservadores e os liberais.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o reinado de dom Pedro II em: https://brainly.com.br/tarefa/34384640

Anexos:
Perguntas interessantes