Filosofia, perguntado por luismiguelvgt, 5 meses atrás

A queda de Roma em 476 após várias invasões germânicas enfraqueceram o poder militar e político do antigo império, embora, na capital bizantina, continuasse firma ante as ameaças militares. Um ponto interessante, é que Roma continuaria por séculos tendo o cristianismo como religião oficial enquanto Constantinopla for a afetada pelo islamismo crescente neste período.

De acordo com o material de estudo, avalie as afirmativas e identifique a correta, que explique a motivo da igreja católica permanecer firma na Europa, mesmo com a queda de Roma.



a.
Seu afastamento social, proporcionou a igreja, rotas de fugas quando os invasores apareciam, imediatamente plantavam outra igreja no lugar onde chegavam e assim se mantinham no poder


b.
A religião cristã quando misturada ao Estado teve características políticas, desta forma, para os invasores manter a estabilidade para governar, a religião serviu muito bem


c.
O meio utilizado pela igreja foi a pregação pura do Evangelho, nos moldes dos apóstolos, os invasores se convertiam com muita facilidade


d.
Através do poder militar, a igreja sempre teve a capacidade de articular com os exércitos para ser defendida


e.
A igreja nunca precisou combater os invasores pois o seu Reino é celestial e não terreno

Soluções para a tarefa

Respondido por rubensousa5991
0

Com o estudo sobre as invasões bárbaras, temos como resposta:

  • d) Através do poder militar, a igreja sempre teve a capacidade de articular com os exércitos para ser defendida.

Invasões de tribos bárbaras

A teoria mais direta para o colapso da Roma Ocidental atribui a queda a uma série de perdas militares sofridas contra forças externas. Roma se envolveu com tribos germânicas por séculos, mas por volta dos anos 300 grupos “bárbaros” como os godos invadiram além das fronteiras do Império.

Os romanos resistiram a uma revolta germânica no final do século IV, mas em 410 o rei visigodo Alarico invadiu com sucesso a cidade de Roma. O Império passou as próximas décadas sob constante ameaça antes que a “Cidade Eterna” fosse invadida novamente em 455, desta vez pelos vândalos.

Finalmente, em 476, o líder germânico Odoacro encenou uma revolta e depôs o imperador Romulus Augustulus. A partir de então, nenhum imperador romano voltaria a governar de um posto na Itália, levando muitos a citar 476 como o ano em que o Império Ocidental sofreu seu golpe mortal.

Saiba mais sobre invasões bárbaras:https://brainly.com.br/tarefa/10388303

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes