História, perguntado por flalias12, 1 ano atrás

a queda da monarquia no brasil nao ocorreu de repente. o imperio passou por longa crise politica e social ate chegar ao fim. cite fatores que contribuiram para esse acontecimento

Soluções para a tarefa

Respondido por RaíSilva
41
A oposição ao governo de D. Pedro II pelo Exército (que queria mais espaço político e projetos de modernizar o país), pela Igreja (que queria combater os maçons, medida que não foi aceita por governo), pela elite agrária que com o fim da escravidão esperava receber uma indenização (o que não ocorreu). E os cafeicultores do Oeste Paulista (mentalidade mais capitalista) que queriam dominar a política, organizaram a Campanha Republicana, fundando o PRP (Partido Republicano Paulista) em 1873.
Respondido por SpaceCowboy
6
O Império não passava por crise. O Brasil tinha plena estabilidade e desenvolvimento econômico, a inflação durante todo o 2º Reinado era de 2% apenas, coisa que nenhum governo republicano conseguiu. O povo adorava o Imperador e a grande massa não imaginava que o Império fosse cair, cerca de 98% da população.

Mas alguns fatores influenciaram na queda do Império, como o Revanchismo(estúpido) dos Fazendeiros e Cafeicultores Escravocratas pela Abolição da Escravidão(a Princesa Isabel e a Família Real eram abolicionistas, mesmo que os livros escolares mintam e inventem que tinha a Inglaterra apontando uma arma na cara dela pra que ela abolisse); sem contar a Igreja Católica que foi perdendo mais e mais influência, já que D. Pedro II tinha ciência que a separação entre clero e estado era necessária, entre outros menores. Somando-se tudo isso, os poucos Republicanos do Congresso aliciaram esse pessoal + uma parcela do Exército brasileiro(que se arrependeu amargamente depois) e deram o GOLPE(Sim! Isso é Golpe! Não "proclamação").

No fim das contas, O Brasil que era a segunda potência mundial daquele tempo foi reduzido à uma republiquetinha de 3º mundo. Foi O ponto da nossa história em que deixamos de ter um enorme potencial para nos reduzirmos à um país inferior e sem a grande relevância que tinha. Mas é claro, nosso sistema educacional e nossa mídia são republicanas e sempre foram, e obviamente não se conta essa versão nas escolas. Preferem contar as mentiras da República de que Pedro II era um bosta e que a "Proclamação" foi muito boa.
E cá estamos nós numa nação falida e desacreditada hoje.
Perguntas interessantes