A quarta via se toma dos graus que se encontram nas coisas. Encontra-se nas coisas algo mais ou menos bom, mais ou menos verdadeiro, mais ou menos nobre etc. Ora, mais e menos se dizem de coisas diversas conforme elas se aproximem diferentemente daquilo que é em si o máximo. Assim, mais quente é o que mais se aproxima do que é sumamente quente. Existe em grau supremo algo verdadeiro, bom, nobre e, consequentemente, o ente em grau supremo, pois, como se mostra no livro II da Metafisica, o que é em sumo grau verdadeiro é ente em sumo grau. Por outro Iado, o que se encontra no mais alto grau em determinado gênero é causa de tudo que é desse gênero: assim o fogo, que é quente, no mais alto grau, é causa do calor de todo e qualquer corpo aquecido, como é explicado no mesmo livro. Existe então algo que é, para todos os outros entes, causa de ser, de bondade e de toda a perfeição: nós o chamamos Deus. Essa via da existência de Deus, elaborada por Tomás de Aquino, difere de suas outras vias, pois conjuga o princípio de causalidade aristotélico com outro princípio da filosofia antiga. Com base no modo de demonstração evidenciado pelo texto acima, infere-se que se trata do princípio@ atomista da indivisibilidade dos entes.@ platônico da ideia do bem como Ideia primeira. O lógico do gênero e da espécie da tradição estoica. @ neoplatônico da emanação dos entes a partir doUno.O platônico e neoplatônico da participação, porque se baseia nos níveis de perfeição dos entes.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A quarta via de São Tomás de Aquino baseia-se em princípios de inspiração platônica e neoplatônica. Essa quarta via é parte das cinco viasutilizadas por São Tomás, para provar a existência de Deus. Estas são as vias:
- Via do movimento/primeiro motor;
- Via da causa eficiente;
- Via do contingente e do necessário;
- Via dos graus de perfeição;
- Via do governo das coisas/da finalidade ser.
A quarta via, em resumo, define que existem diferentes graus de perfeição no mundo; só existem graus de perfeição porque estes se aproximam da perfeição máxima. Essa perfeição máxima tem que ser Deus.
É correto o que se afirma em:
E) platônico e neoplatônico da participação, porque se baseia nos níveis de perfeição dos entes.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás