a quanto tempo existe eleições em solo brasileiro
Soluções para a tarefa
Resposta:
As eleições são realizadas no país a nível local desde o século XVI, sendo o corpo eleitoral alargado com o passar da evolução histórica: os homens adultos, acima de 21 anos, independentemente de renda, somente com o advento da República; as mulheres, somente a partir de 1932; os analfabetos, e maiores de 16 anos
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
As eleições presidenciais começaram a acontecer no Brasil, evidentemente, após a Proclamação da República e a escolha do presidencialismo como forma de governo. O primeiro presidente do Brasil foi o marechal Deodoro da Fonseca, nomeado presidente provisório e depois eleito indiretamente presidente do Brasil. O primeiro presidente eleito por voto direto foi Prudente de Morais, vencedor da eleição de 1894.
Como citado, o período da Primeira República foi marcado pela fraude eleitoral. Por fraude estão incluídas a manipulação das atas eleitorais, a compra de votos pela concessão de favores, a intimidação dos eleitores, etc. A intimidação dos eleitores, por exemplo, foi uma prática que ficou conhecida como voto de cabresto.
Ao longo desse período, registraram-se apenas três eleições em que a disputa presidencial foi razoavelmente equilibrada:
Em 1910, Hermes da Fonseca derrotou Rui Barbosa com mais de 60% dos votos;
Em 1919, Epitácio Pessoa derrotou Rui Barbosa com 71% dos votos;
Em 1922, Artur Bernardes derrotou Nilo Peçanha com 60% dos votos;
Em 1930, Júlio Prestes derrotou Getúlio Vargas com 60% dos votos.