Química, perguntado por brenorastafari6380, 1 ano atrás

A qualidade de um combustível é caracterizada pelo grau de octanagem. Hidrocarbonetos de cadeia linear têm baixa octanagem e produzem combustíveis pobres. Já os alcanos ramificados são de melhor qualidade, uma vez que têm mais hidrogênios em carbonos primários e as ligações C-H requerem mais energia que ligações C-C para serem rompidas. Assim, a combustão dos hidrocarbonetos ramificados se torna mais difícil de ser iniciada, o que reduz os ruídos do motor. O isoctano é um alcano ramificado que foi definido como referência, e ao seu grau de octanagem foi atribuído o valor 100. A fórmula estrutural (forma de bastão) do isoctano é mostrada ao lado. Qual é o nome oficial IUPAC desse alcano? a) 2,2,4-trimetilpentano. b) 2-metil-4-terc-butil-pentano. c) 1,1,1,3,3-pentametilpropano. d) 1-metil-1,3-di-isopropilpropano. e) 1,1,1-trimetil-4,4-dimetil-pentano

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
179

O nome oficial IUPAC desse alcano e o a) 2,2,4-trimetilpentano.

O 2,2,4-trimetilpentano é um alcano de cadeia ramificada, isomero do octano. Ele é o padrão (100) na escala de octanagem, e é conhecido por iso-octano devido a simetria da configuração espacial.

Curiosidade:

A octanagem nao tem correspondencia com a qualidade do combustivel. Porem, motores mais potentes exigem maiores compressoes, sendo assim, necessitam de combustiveis com mais octanagem. Potencia e rendimento em niveis otimos são sempre obtidos a partir de combustiveis de octanagem compativel com o projeto do motor.

Perguntas interessantes