a) Qual o assunto abordado no texto literário? O que é possível inferir sobre os hábitos e práticas de consumo e descarte dos moradores de Leônia? Como lidam com os resíduos à medida que a cidade cresce?
b) Há semelhanças entre a fictícia Leônia e as cidades contemporâneas? Em que aspectos? Explique com suas palavras.
Soluções para a tarefa
a) O texto descreve a cidade imaginária de Leônia, que é uma alegoria para problemas urbanos modernos. Em Leônia, diz o narrador, a cidade é tão rica que se renova inteiramente de um dia para o outro. Os moradores descartam quase tudo.
- O lixo tem que ser levado para fora dos limites municipais, onde cria montanhas que ameaçam soterrar a cidade.
- À medida que cresce, a cidade aumenta também seus depósitos de lixo, aumentando igualmente os tributos necessários para essa expansão do lixo.
b) Leônia pode ser considerada uma alegoria para muitas sociedades capitalistas contemporâneas, baseadas em produção de bens de consumo e descarte acelerado e ambientalmente irresponsável.
O texto refere que os lixeiros são saudados como salvadores em Leônia, mas que ninguém pergunta para onde levam o lixo. Para fora, diz o texto, acrescentando que as montanhas de lixo não param de crescer.
As alegorias de Italo Calvino em as Cidades Invisíveis
O exercício aborda um dos textos de As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, obra de 1972 que descreve cidades fabulosas e imaginárias, tendo como fio condutor uma conversa entre Kublai Khan e Marco Polo.
- A obra é composta por pequenos textos, cada um descrevendo uma cidade com características únicas.
- Todas as cidades descritas têm nome de mulher.
- Algumas das cidades são críticas a problemas contemporâneos, funcionando como alegorias ou metáforas.
Continue aprendendo sobre Italo Calvino aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/48112296
#SPJ1