Geografia, perguntado por gabriel47129p, 9 meses atrás

a) Qual é o país mais populoso do mundo?

b) Quantos habitantes havia no Brasil em 2019?

Observe as fotografias

1) 1930 Santa Catarina

2) 1917 - local não informado

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessa2825
0

Resposta:

Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado em área territorial e o décimo-primeiro mais populoso do país. Seu território é dividido em 295 municípios, o sexto maior dentre as unidades da Federação.[7] O catolicismo é a religião da maior parte da população. O idioma oficial, da mesma forma que nas outras unidades federativas, é a língua portuguesa. Compreendem as dimensões de seu território uma área de 95 733 km², atingindo superfície mais extensa do que Portugal ou a somatória dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e Espírito Santo e o Distrito Federal.

Suas divisões administrativas limítrofes são os estados brasileiros do Paraná (ao N) e do Rio Grande do Sul (ao S) e a província argentina de Missiones (a O). Além disso, o oceano Atlântico banha a região costeira do estado (a L). O percurso do litoral é de mais de 450 km, isto é, cerca da metade da costa continental de Portugal (943 km). A cidade-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais é a capital Florianópolis. O município de Joinville, contudo, é o mais populoso do estado. Além do Espírito Santo, Santa Catarina é o único estado cuja capital não é a cidade mais populosa.[8] Totalmente ao sul do trópico de Capricórnio, situado na zona temperada meridional do planeta, o estado tem um clima subtropical. Essas condições são variáveis segundo o relevo da região: no oeste e planalto serrano é relativamente frequente que ocorram geadas e neve, ao passo que no litoral o clima é mais quente, sendo possível que se atinjam temperaturas elevadas no verão.

Seu território, que abrange parte da extensão do antigo Governo do Rio da Prata e do Paraguai à época do grande Império Espanhol, era um dos estados mais antigos do Brasil, desmembrado de São Paulo em 1738, sendo seu primeiro governador o senhor José da Silva Pais. Foi criado por um só motivo: estender os domínios portugueses para o sul do Brasil, então colônia de Portugal, até atingir a região do Rio da Prata. É também a mais antiga unidade federativa da Região Sul do Brasil, superando o Rio Grande do Sul (1807) e o Paraná (1853). Santa Catarina foi muito povoada por imigrantes europeus: o litoral foi colonizado pelos portugueses açorianos no século XVIII; o Vale do Itajaí, porção da região sul e o norte catarinense foram povoados pelos alemães na metade do XIX. O sul do estado foi povoado pelos italianos nos últimos anos do mesmo. Filhos e netos de imigrantes italianos e alemães que se deslocaram do Rio Grande do Sul povoaram o oeste catarinense, em meados do século XX. Filhos, netos e bisnetos de africanos e de índios também povoaram o estado.

Os índices sociais do estado estão entre os mais altos do Brasil. Tem o mais elevado índice de expectativa de vida do país (empatando com o Distrito Federal), a menor taxa de mortalidade infantil e também é a unidade federativa com a mais baixa desigualdade econômica e analfabetismo do Brasil. Santa Catarina possui o sexto mais alto PIB do país,[9] com uma economia variada e com fortes afinidades à industrialização. Importante polo de exportação e de consumo, é um dos estados que mais expandem na economia brasileira e que responde por 4% do produto interno bruto do país.

Perguntas interessantes