a) Quais sensações a leitura do texto provocou em você? Faça um comentário, sintetizando-as. b) Quais são as características da personagem Ângela que a tornam um contraponto a um modelo idealizado de mulher criado pela geração romântica? c) De que forma um conto reproduz os ideais vinculados ao chamado Mal do Século? Observe o trecho a seguir para responder ás questões D e E. "Foi uma vida insana a minha com aquela mulher! Era viajar sem fim. Ângela vestia-se de homem: era um formoso mancebo assim. No demais ela era como todos os moços libertinos que nas mesas da orgia batiam com a taça na taça dela. Bebia já como uma inglesa, fumava como uma Sultana, montava a cavalo como um Árabe, e atirava as armas como um Espanhol." d) Qual figura de linguagem prevalece no trecho? e) Qual característica da personagem Ângela é enfatizada?
Soluções para a tarefa
A. O texto Bertram causa diferentes sensações no leitor, a primeira é de espanto porque os personagens principais eram muito apaixonados, resolvem casar e no final Bertram mata Ângela e depois come seus restos.
B. As características da personagem Ângela que são um oposto do que pregava o Romantismo era de uma mulher liberta, que não era presa a ninguém.
Isso é o oposto do Romantismo porque as personagens femininas sempre eram idealizadas como pessoas submissas, sensíveis e frágeis. Porém Ângela é o contrário disso.
C. Reproduz o mal do século por meio daquilo que foi escrito.
D. A figura de linguagem predominante no texto é a metáfora, pois faz comparações.
E. A característica de Ângela que é enfatizada é de uma mulher festeira, que sempre quer se divertir.
Abraços!
Resposta:
AS RESPOSTA DA PESSOA MARCADA COMO "verificada" ESTÁ ERRADA.
Explicação:
Bertram teve 3 mulheres, assim contou sobre elas, Ângela foi a primeira, a mulher que matou o marido e o filho para fugir com ele, e por fim o abandonou depois de um certo tempo.
A segunda foi uma jovem de 18 anos, na qual Bertram a roubou de seu pai e acabou vendendo a garota por não ter mais nada a apostar no jogo de cartas, apostou a menina.
A terceira aconteceu quando o pai da Jovem levou Bertram até o alto de uma montanha, disse a eles palavras sobre a jovem e logo após falou para ele se jogar no mar, ou o velho o empurraria. Bertram assumindo a culpa pulou e não morreu, acabou sendo resgatado por marinheiros. Assim entra a história da terceira mulher, que era esposa do capitão do navio, Bertram começou um caso com a mulher sem o seu marido saber (obviamente), passaram -se os dias e a comida acabou, só tinha sobrado Bertram, a mulher, o capitão e dois marinheiros. Foi quando estavam lá morrendo de fome o capitão decide praticar canibalismo, assim matando os dois marinheiros e os três comendo suas carnes. Passando os dias, ainda morrendo de fome, Bertram acabará matando o capitão e comendo o mesmo com a mulher. Logo depois, ainda famintos os dois param em uma ilha e eles decidem se matarem juntos! Até que Bertram sufoca a mulher em um beijo, a mesma morre e ele COME SUA CARNE. Logo depois é resgatada por um marinheiro que estava passando.
Resumindo:
Bertram NÃO pratica canibalismo com Ângela. Essas perguntas estão direcionadas somente para a história da primeira mulher, sendo assim, a resposta está errada.
Lembrando: Ângela mata seu próprio marido e filho para fugir com Bertram, ela se vestia de homem para aproveitar a vida, beber e fumar. Um tempo depois acaba abandonando Bertram.
Espero ter ajudado, Bons estudos!