Biologia, perguntado por Patolinomarinh7486, 1 ano atrás

a quais objetivos procuravam atender as classificações e Lineu, as baseadas no evolucionismo de Darwin e a cladística?

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
12

Carl von Linnée (popularmente conhecido como Lineu) foi um naturalista e médico sueco do século XVII. Como naturalista, ele estabeleceu uma forma para organizar e classificar os elementos da natureza, especialmente plantas e animais. Além disso, criou critérios para nomear os seres vivos: a nomenclatura binominal. Como principal critério de classificação, ele utilizou as semelhanças físicas e anatômicas para organizar os seres vivos em grupos semelhantes (os táxons). Lineu era criacionista e como tal, acreditava que as espécies eram fixas e imutáveis, "segundo Deus havia estabelecido no momento da criação" (teoria do fixismo).

Em meados do século XIX foi lançada a teoria da evolução das espécies, cujo conceito era totalmente oposto ao fixismo (e ao criacionismo). Baseada nos trabalhos dos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Russel Wallace (que não trabalharam em conjunto), o evolucionismo defendia a ideia de que todas as espécies vivas contemporâneas teriam surgido por um processo gradativo de seleção natural a partir de ancestrais comuns. Ou seja: as espécies se modificavam através dos tempos, algumas novas surgiam enquanto outras eram extintas, tudo dependendo das modificações ambientais.

Entre o final do século XIX e início do XX, o biólogo alemão Ernst Haeckel propôs o termo filogênese para designar as relações de parentesco e origem entre espécies atuais e seus ancestrais (genealogias). Mais para o final do século XX, surgiu a Cladística: ramo da Biologia que analisa as relações evolutivas entre grupos de seres vivos (geralmente táxons), visando esclarecer sua genealogia. Por isso, também é conhecida por Sistemática Filogenética. A cladística se caracteriza pelo uso de diagramas ramificados conhecidos por cladogramas.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes