a) Quais caracteristicas apresentadas no texto encontradas no norte de Minas Gerais, são tipicas da Região
Geoeconomica do Nordeste?
b) Por que a regionalização apresentada no ninpa, o sul do estado do Mato Grosso faz parte da Região
Geoeconòmica do Centro-Sul e o restante deste estado faz parte da Amazônia?
02. O geografo Pedro Pinchas Geiger, regionalizou o teititorio brasileiro em ties complexos regionais ou
regioes geoeconomnicas
a) Quais critères foram utilizados pelo Pedro Pituchas Geiger para regionalizar o Brasil?
b) Caracterize o Complexe Regional do Nordeste
c) Qual é o nome do conplexo regional onde nos moramos Caracterize-o
d) Esta divisao é definita? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Complementando a questão com o texto:
Os meus "nordestes"
"Saio do sertão fugindo da seca. Vou para o Recife, onde o rio Capibaribe chega espremido. Passo pelo agreste onde vejo seca e terra verde. Onde os brejos têm capim viçoso, bom para o gado. E antes de chegar ao meu destino, passo pela zona da mata, onde sinto o cheiro da moagem, do bagaço da cana e do caldo no tacho. É hora de chegar e de lembrar do Maranhão de minha mãe, onde a densa floresta, a chuva, os buritis e grandes rios que penetram nas terras baixas são o forte da paisagem, tão diferente da terra de meu pai, do Jequitinhonha mineiro, onde posso ver serras e serras, caatinga e mandacarus, um lugar pobre, barrento e seco, onde parece que o Sol bebeu suas águas."
Adaptado de um conto de José Severino Moraes
a) As características apresentadas no texto encontradas no norte de Minas Gerais, são típicas da Região Geoeconômica do Nordeste são relativos ao clima (sertão seco), criação pecuária de gados, agricultura de cana de açúcar, tipos de vegetação (caatinga, serras, mandacarus).
b) Em virtude das estatísticas econômicas, sociais e populacionais destas regiões.
2) Complementando a resposta com o texto
Região geoeconômicas
Proposta em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, tem por base as características histórico-econômicas do Brasil, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional. Ela reflete os arranjos espaciais resultantes da industrialização do país e o divide em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Na época em que essa proposta foi formulada, o Centro-Sul despontava como núcleo dinâmico da economia brasileira tanto na agricultura como na indústria e nos serviços urbanos. O complexo regional nordestino destacava-se pela grande pobreza e pelas correntes migratórias que deixavam a região. A Amazônia, por sua vez, era uma região fracamente povoada, que apenas começava a ser incorporada ao conjunto da economia nacional.
a) Critérios utilizados por Pedro Pituchas Geiger para regionalizar o Brasil são relativas as características histórico-econômicas, baseados na economia e na formação da região.
b) Complexo Nacional Nordeste refere-se a Nordestino,uma das três regiões geoeconômicas do Brasil, ao lado do Centro-sul e da Amazônia. Possui característica diversa , com desenvolvimento econômico desigual, formado em maior parte por planaltos, com uma complexa hidrografia e com vegetação predominantemente formada por caatinga.
c) O nome do complexo regional onde nos moramos (Minas Gerais) chama-se Centro-Sul e é caracterizado por um amplo e desenvolvido parque industrial, caracterizado por sua diversidade e por abrigar empresas transnacionais e financeiras, com ampla rede de transportes para escoamento de material. Na região concentra-se maiores rendas e os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil.
d) A divisão não é definitiva, pois leva em consideração diversos aspectos tais como econômicos, sociais, de vegetação que podem ser modificados ao longo dos anos.
Bons estudos!