Psicologia, perguntado por danieleoliveiroypamq, 8 meses atrás

A psicologia sócio-histórica surgiu no início do século XX, na União Soviética, período em que procurava reconstruir suas teorias científicas com base no referencial marxista.
Isto posto, analise as afirmativas abaixo e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).


I Vygotsky se propôs a construir uma psicologia guiada pelos princípios e métodos do materialismo dialético, de modo que sua produção era destinada a descrever e explicar a construção e o desenvolvimento do psiquismo e do comportamento humano, com base nas funções psicológicas superiores - pensamento, linguagem e consciência -, guiando-se pelo princípio da gênese social da consciência. ( )

II Vygotsky apontou que estava havendo uma crise mundial da psicologia, uma vez que suas diversas escolas se dirigiam ora para modelos elementaristas, negando a consciência, ora para modelos subjetivistas, considerando a consciência e os processos interiores desvinculados das condições materiais que os constituíam. ( )

III No contexto de uma Rússia pós-revolucionária, a construção de teorias psicológicas somente poderia estar desvinculada de demandas práticas referentes a problemas sociais e econômicos do povo soviético. Não era possível construir uma psicologia que estivesse de acordo com as normas do padrão comunista soviético. ( )

IV A crítica de Vygotsky recai sobre a noção de que os conhecimentos produzidos pela psicologia, em sua tentativa de compreender quem é o homem e como se constrói sua subjetividade, haviam mantido sempre a dualidade objetividade versus subjetividade, mundo externo versus mundo interno. ( )


Tendo assinalado V diante das afirmativas verdadeiras e F diante das falsas, observe as alternativas a seguir e assinale a que apresenta a sequência correta:
A - V F F V
B- F V F V
C- V V F V
D- V V F F
E- F F V V

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorbelani
0

Resposta:

Alternativa C- V V F V

Explicação:

Vigotsky no seu conceito de zona de desenvolvimento próximal defendia o conhecimento como a ênfase importante no papel das relações sociais no desenvolvimento intelectual. Para ele o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade. ''Na ausência do outro, o homem não se constróis homem''.

@vitorbelani

Perguntas interessantes