A psicologia positiva é uma abordagem que preza pela sua materialização e aplicação no cotidiano das pessoas, priorizando o estudo científico sobre as forças e virtudes humanas. A partir disso, elabora possíveis intervenções tanto na prevenção do adoecimento como no incremento do bem-estar subjetivo. Após um grande estudo longitudinal, a psicologia positiva elaborou um quadro de referência com 6 virtudes, que se desdobram em 24 forças de caráter.
Veja quais são essas virtudes e como elas podem contribuir para a psicologia positiva:
As virtudes são compostas pelas seguintes temáticas: Sabedoria; transcendência; temperança; justiça; coragem; humanidade. Essas virtudes em conjunto são trabalhadas pela psicologia positiva com o objetivo de desenvolver as potencialidades humanas de modo mais assertivo. É preciso ter o cuidado de não confundir essas virtudes com o que se conhece no senso comum. Por isso o ideal é que você estude com profundidade cada uma delas e quais são as forças concernentes a cada uma.
A partir disso, imagine que você faça parte de uma equipe multidisciplinar que irá trabalhar com a prevenção do adoecimento no trabalho de um grande hospital. Nas entrevistas sobre o ambiente laboral, diversos funcionários relataram que estão com alto nível de estresse e de depressão por produtividade e que não acreditam que os responsáveis do setor de recursos humanos do hospital estimulem o bem-estar subjetivo dos trabalhadores.
Com base nessa situação, você deve elaborar um protocolo voltado ao bem-estar subjetivo e à felicidade dos funcionários desse hospital. Para isso, responda:
a) Quais virtudes e forças de caráter você incluiria nesse protocolo?
b) Elabore uma breve recomendação explicando os motivos da escolha dessas virtudes para essa situação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
) A psicologia positiva procura direcionar seu olhar para o bem-estar subjetivo de forma integral. Apesar de, didaticamente, as virtudes e as forças de caráter poderem ser visualizadas separadamente, o ideal é que, no âmbito profissional ou pessoal, elas sejam trabalhadas em conjunto. É preciso partir do princípio de que as virtudes humanas precisam ser praticadas e exercitadas constantemente durante toda a vida. No entanto, caso fosse possível pensar nas forças e virtudes no ambiente laboral, com o objetivo de melhorar esse ambiente de trabalho estressante e com alto nível de pressão, duas virtudes vêm à tona: a transcendência e a temperança.
b) De modo geral, a transcendência e a temperança são virtudes que trabalham forças humanas como o senso de propósito, a gratidão, a esperança, o perdão, a prudência, o autocontrole e a humildade. Assim, além de olhar para questões como a rotina de trabalho e o que pode ser feito para propiciar um ambiente mais acolhedor por essa equipe de recursos humanos, certamente essas virtudes poderiam colaborar. Trabalhar o senso de propósito que se dedica ao cuidado dos outros, a gratidão pelas vidas que se tem a oportunidade de salvar, além de pensar na importância da prudência e do autocontrole nos relacionamentos interpessoais no trabalho, podem ser reflexões iniciais para pensar uma mudança no cotidiano laboral. A psicologia positiva aponta que o exercício dessas virtudes pode trazer maior bem-estar. Exemplos práticos de como elas podem ser trabalhadas envolvem a troca de cartas de perdão entre os funcionários e dinâmicas que levantem pontos positivos e pelos quais a equipe é grata. Caso seja possível, pode-se encarregar um profissional da psicologia para acolher as angústias e os sofrimentos desses trabalhadores.
Explicação:
a) Na criação do protocolo voltado ao bem-estar subjetivo e à felicidade dos funcionários desse hospital, as virtudes e forças de caráter que incluiria são:
Liderança, perdão, gratidão, esperança e humor.
Isto porque, a virtude liderança faz parte da força de caráter justiça, e é a responsável pelo encorajamento dos membros de uma comunidade em um objetivo comum.
A virtude gratidão, faz parte da força de caráter transcendência, devendo ser grato (a) pela ajuda mútua.
A virtude esperança e o humor, também fazem parte da força de caráter transcendência, de modo que as pessoas ficassem esperançosas por um dia melhor, e o humor, para ficarem contentes com o presente.
b) A recomendação que explica os motivos da escolha de determinadas virtudes para essa situação, são: a liderança, desenvolve o sentido de pertencimento de um todo, aumentando a auto estima, e mostrando a todos como assumir o controle da situação, e que são capazes.
A gratidão, porque ser grato libera hormônios do prazer e bem estar, de modo que, exercendo a gratidão, a produtividade é bem maior, devido ao fato de estar contente no local de trabalho.
A esperança, porque ter crença, independente da qual seja (independente do credo, da fé), faz os funcionários obterem ânimo nos dias ruins, e trabalharem devido a esperança que possuem por dias melhores.
E o humor, porque o humor muda todo tipo de situação, sendo a felicidade uma questão que todos buscam.
Isto porque, em conformidade com a psicologia positiva, só é possível encontrar a felicidade no desenvolvimento de forças e virtudes, sendo a psicologia positiva crucial para a mudança no bem estar dos funcionários.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/22319112
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)