A psicologia em sua evolução histórica produziu muitas teorias para o entendimento das capacidades mentais, do comportamento e da vida psíquica, uma vez que é um campo de conhecimento que utiliza concepções e métodos oriundos de vertentes distintas sobre a natureza humana. Cada abordagem ou escola de pensamento obteve êxito em alguma esfera de atuação da psicologia e satisfez anseios de diferentes momentos históricos. Algumas escolas persistem até hoje; outras se fundiram em novas abordagens. Associe os princípios descritos a seguir com suas respectivas escolas:
I. Se dedica à aprendizagem e à percepção, sugerindo que a combinação de elementos sensoriais produz novos padrões, com propriedades que eram inexistentes nos elementos individuais.
II. Considera a experiência consciente como dependente das pessoas que a vivenciam.
III. Se dedica ao funcionamento da mente na adaptação do organismo ao ambiente. IV. Propõe princípios para a ocorrência das associações de ideias na aprendizagem: contiguidade, similaridade, contraste.
( ) Associacionismo
( ) Funcionalismo
( ) Estruturalismo
( ) Gestalt
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E.
IV - III - II - I.
Explicação:
O estruturalismo buscava entender a consciência por meio da análise de seus elementos constituintes. Não aceitava sua composição por elementos estáticos e passivos, impulsionada por processos mecânicos de associação. Para tanto, utilizou o método da introspeção, ou percepção interna, por acreditar que as pessoas que experimentavam as sensações poderiam descrevê-las. O funcionalismo acreditava no estudo do processo das percepções mais do que em seus conteúdos; buscava entender o que e por que as pessoas pensavam e agiam. O estruturalismo propunha entender o conteúdo e os elementos estruturais da mente. O associacionismo propôs princípios para a ocorrência das associações de ideias na aprendizagem: contiguidade (informações que ocorrem juntas ou próximas); similaridade (informações com traços ou propriedades semelhantes); contraste (informações que parecem opostas, como claro/escuro, quente/frio, etc.). A psicologia da Gestalt, por meio de seus estudos sobre a percepção da totalidade, como sendo diferente da soma das partes componentes, fez oposição frontal aos princípios do behaviorismo. Em seu desenvolvimento americano, defendeu o retorno dos estudos da consciência, abrindo, assim, caminho para a psicologia cognitiva.