A Psicologia em situações de emergências se trata de um campo de estudo relativamente novo, mas com uma divulgação crescente, ainda mais diante do histórico de casos recentes envolvendo desastres de diversas características. Na necessidade de dar sustentação para as vítimas dessas situações, busca-se a capacitação por parte dos profissionais para a atuação e para o planejamento das intervenções em situações de emergência, desastres e catástrofes. Analise as afirmativas a seguir e relacione as colunas A e B: Coluna A I. Desastres. II. Emergências. III. Catástrofes. Coluna B a. localiza-se no extremo que causaria maior estresse coletivo e que implicaria o maior número de vítimas afetadas, em que os indivíduos afetados não poderão contar com ajuda institucional, pelo menos nos primeiros momentos, e terão que enfrentar as consequências do fenômeno com suas próprias forças. b. acontece uma ruptura ampla e quase completa de todos os processos sociais, estrutura social e interações primárias e secundárias, e uma ampla destruição de infraestrutura funcional (edifícios, redes de comunicação e apoio social). c. ocorre o colapso localizado que interfere com as atividades em andamento de certas pessoas envolvidas (as vítimas) e causa certa crise em outras pessoas periféricas. A relação correta entre as colunas é respectivamente: A) III – b; II – c; I – a. B) I – b; III – c; II – a. C) I – b; II – c; III – a. D) II – b; I – c; III – a. E) II – b; III – c; I – a. Questão 9 - PSICOLOGIA EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA (4519)
Soluções para a tarefa
Resposta:
I – b; II – c; III – a.
Explicação:
A catástrofe está localizada no extremo que causaria maior estresse coletivo e que implicaria o maior número de vítimas afetadas, além de uma ruptura na maioria das estruturas sociais e infraestruturas comunitárias, sendo definida como uma situação em que um fenômeno infeliz e improvisado afeta uma comunidade globalmente, incluindo seus sistemas de resposta institucional. Na catástrofe, os indivíduos afetados não poderão contar com ajuda institucional, pelo menos nos primeiros momentos, e terão que enfrentar as consequências do fenômeno com suas próprias forças
As emergências são como situações que poderiam ser resolvidas com serviços assistenciais locais, tanto de médicos como de resgate (exemplo: acidentes de tráfico).
Já os desastres têm uma proporção maior e exigiriam maior infraestrutura devido à falta de serviços locais, ou à magnitude excessiva do evento para prestar auxílio aos feridos que se encontram em maior quantidade, bem como já existe um grau de destruição em uma área maior, ocasionando, assim, um custo socioeconômico mais elevado.