A psicologia das emergências e desastres ainda é uma área de atuação recente na psicologia brasileira e para todo o contexto envolvendo as emergências, por isso há poucos estudos e pesquisas nessa área. Além disso, a escassez de material também se dá pelo fato de as repercussões serem direcionadas especificamente para questões de saúde física, aspectos sanitários, sociais e econômicos (ALBUQUERQUE, 1997 apud BRUCK, 2007), estando o suporte emocional às vítimas sendo acionado ainda de maneira restrita e precária.
Mesmo diante da falta de qualificação na área de desastres, é necessário que o psicólogo que atua nesse cenário seja capaz de compreender e adquirir habilidades básicas. Considerando essa necessidade, analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade (V - verdadeira ou F - falsa):
I- Habilidade para trabalhar em equipe: a prática do psicólogo de emergências e desastres é essencialmente o trabalho em equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Vários são os profissionais envolvidos nesse cenário, desde socorristas, assistentes sociais, médicos, servidores públicos, defesa civil, técnicos de saúde, dentre outros.
II- Conhecimentos específicos em outras áreas da psicologia: Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica, Psicologia Positiva, Psicologia Contextuais (Aceitação e Compromisso, Comportamental Dialética), Psicologia Social e comunitária, Psicologia Institucional, Psicofisiologia, Psicologia Ambiental, Desenvolvimento Humano e Psicopatologia.
III- Conhecimentos específicos em áreas como: políticas sociais relacionadas a órgãos competentes, visão sistêmica, ou seja, o psicólogo deve ser capaz de analisar a realidade como um todo.
IV- Conhecimento sobre os órgãos públicos de assistência à população, pois o profissional precisa desempenhar ações contínuas com a comunidade.
As assertivas I, II, III e IV são respectivamente:
A)
F, V, F, V.
B)
V, F, V, F.
C)
F, F, V, F.
D)
V, V, F, V.
E)
V, F, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
D) V, V, F, V.
Explicação:
- Habilidade para trabalhar em equipe: a prática do psicólogo de emergências e desastres é essencialmente o trabalho em equipe multidisciplinar e interdisciplinar. Vários são os profissionais envolvidos nesse cenário, desde socorristas, assistentes sociais, médicos, servidores públicos, defesa civil, técnicos de saúde, dentre outros. Saber transitar e promover uma comunicação assertiva com esses profissionais é um caminho estritamente necessário para uma abordagem abrangente e eficaz;
- Conhecimentos específicos em outras áreas da psicologia: Psicologia da Saúde, Psicologia Clínica, Psicologia Positiva, Psicologia Contextuais (Aceitação e Compromisso, Comportamental Dialética), Psicologia Social e comunitária, Psicologia Institucional, Psicofisiologia, Psicologia Ambiental, Desenvolvimento Humano e Psicopatologia;
- Conhecimentos específicos em áreas como: políticas públicas relacionadas à defesa civil, visão sistêmica, ou seja, o psicólogo deve ser capaz de analisar a realidade como um todo;
- Conhecimento sobre os órgãos públicos de assistência à população, pois o profissional precisa desempenhar ações contínuas com a comunidade, promovendo reflexão e criação de projetos de promoção à saúde compatíveis com a realidade local (CARVALHO; BORGES, 2009 apud ALVES et al. 2015).
Respondido por
1
Resposta:
V, V, F, V.
Explicação:
Eu fiz e acertei! CONFIA
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás